Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 20/10/2016

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é comemorado hoje

Nesta quinta-feira (20/10) é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito.

Compartilhe

Compartilhe

Nesta quinta-feira (20/10) é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. As cooperativas de crédito existem no Brasil desde 1902, sendo uma associação de pessoas, que nelas ingressam voluntariamente, se tornando sócias e que passam a fazer suas movimentações financeiras através delas. Os sócios passam a ser os donos da cooperativa, tendo como benefícios menores custos, melhor atendimento, distribuição de sobras do exercício do ano e a participação na gestão da cooperativa.
As primeiras cooperativas de crédito criadas na Alemanha eram tipicamente rurais, tendo como principais características a responsabilidade ilimitada e solidária dos associados, a singularidade de votos dos sócios, independentemente do número de quotas-parte, a área de atuação restrita, a ausência de capital social e a não-distribuição de sobras, excedentes ou dividendos. Na época, as comunidades rurais alemãs eram carentes de assistência financeira.
Da mesma forma, o Sistema Cresol também surge da necessidade de melhorias nas condições do crédito rural para a Agricultura Familiar e pelo fortalecimento de um desenvolvimento sustentável.  A Cresol é um Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária que surgiu para oferecer além do crédito e desenvolvimento, inclusão social aos associados.
     Com sede em Chapecó – Santa Catarina, a Cresol Central SC/RS possui 42 cooperativas singulares afiliadas, 97 Postos de Atendimento (PA’s) e 5 Bases Regionais de Serviços. Atualmente, o Sistema Cresol Central SC/RS conta com mais de 1000 colaboradores e diretores que oferecem atendimento a cerca de 500 municípios de pequeno e médio porte de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Nordeste.
A missão da Cresol Central SC/RS é fortalecer e estimular a interação solidária entre agricultores e cooperativa através do crédito orientado e da educação financeira com a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento sustentável.
Em todo o Brasil são quase oito milhões de pessoas e empresas associadas a cooperativas de crédito. Cabe ressaltar também a importância do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) que tem por objetivo prestar garantia de créditos nos casos de decretação de intervenção ou de liquidação extrajudicial de instituição associada, até o limite de R$250 mil reais por pessoa. Em outras palavras, esse fundo garante mais solidez e credibilidade para as cooperativas. O fundo abrange todas as cooperativas de crédito captadoras de depósitos.

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS