Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 04/07/2016

Dia Internacional do Cooperativismo foi comemorado no sábado

No último sábado (2/7) comemorou-se o Dia Internacional do Cooperativismo. A data é comemorada sempre no primeiro sábado de julho, sendo que a primeira comemoração foi em 1923.

Compartilhe

Compartilhe

Cooperação, relações estabelecidas entre as pessoas para alcançar algum objetivo em comum: assim pode ser entendido o cooperativismo. No último sábado (2/7) comemorou-se o Dia Internacional do Cooperativismo. A data é comemorada sempre no primeiro sábado de julho, sendo que a primeira comemoração foi em 1923. Oficialmente a data foi criada em 1994, com o intuito de promover uma confraternização entre todos os povos ligados ao cooperativismo.
    As cooperativas se baseiam em valores como ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Entre os séculos 18 e 19 ocorreu a Revolução Industrial na Inglaterra provocando exclusão social. Neste contexto, alguns excluídos do processo passam a se organizar de forma solidária para se contrapor aos efeitos do sistema Capitalista. Assim nasce o cooperativismo, no final do século 19, na Inglaterra, quando 28 tecelões se uniram para fundar uma sociedade com uma visão diferente de mercado.
    Em 1844, portanto, em Rochdale (atualmente um bairro de Manchester) foi organizada a Sociedade Rochdale dos Pioneiros Equitativos (Rochdale Equitable Pioneers/Society Limited), que foi a primeira cooperativa formal do mundo. Cinquenta e um anos após a fundação dessa primeira experiência, foi fundada uma entidade com representação mundial, ou seja, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em 1895, com o objetivo de representar, de defender o movimento, divulgar, além de preservar os valores e princípios. O Brasil faz parte da ACI desde 1989. A primeira experiência cooperativista brasileira foi em Minas Gerais, em 1889, quando se formalizou a organização da Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto.
    No Brasil existem cooperativas em 13 setores da economia: consumo, especial, trabalho, educacional, transporte, agropecuário, saúde, crédito, habitacional, produção, infraestrutura, mineral, turismo e lazer. São Mais de 6,8 mil cooperativas distribuídas nestes ramos e mais de 11,5 milhões de associados e 338 mil empregos formais, conforme dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Sistema Cresol Central SC/RS
    A Cresol é um Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária que surgiu para oferecer além de crédito e desenvolvimento, inclusão social aos associados. A Cresol Central SC/RS, com sede em Chapecó, possui atualmente 42 cooperativas singulares afiliadas, 97 Postos de Atendimento e cinco Bases Regionais de Serviços. Seus princípios são a democracia, articulação com movimentos populares, gestão pelos agricultores familiares, transparência, solidariedade e cooperação, sustentabilidade institucional, descentralização e honestidade.
    O Sistema Cresol surge da necessidade de melhorias nas condições do crédito rural para a Agricultura Familiar e pelo fortalecimento de um desenvolvimento sustentável. Em 1996, a partir de visitas a experiências de Cooperativas isoladas localizadas em Quilombo, Seara e Curitibanos, surge no Sudoeste do Paraná um Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária, denominado Cresol. Em 2004 constitui-se o Sistema Cresol Central SC/RS. Central SC/RS.

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS