“Aqui o que se plantar dá”! A frase que lembra Pero Vaz de Caminha, foi usada por alguns representantes e filiados da Associação Comunitária de Cascalheira do Jequiriça para descrever a força produtiva de suas terras.
Filiada desde 2011 a cooperativa de Costa do dendê, a Associação de Cascalheira fundada em 2001, hoje presidida pelo Sr. Floriano de Jesus do Nascimento e o vice Sr. Jairo da Conceição Damascena, conta com aproximadamente 120 (cento e vinte) produtores associados que cultivam a mandioca e outras culturas. Dentre elas, a farinha de mandioca é o carro chefe da produção organizada pela entidade “Aqui nos produzimos até 250 sacas de farinha ao mês” lembra o presidente.
Os representantes pontuam que a casa de farinha tinha apenas um forno que não era suficiente para aumentar a produção. “Muitas vezes trabalhávamos semanas de dia à noite fazendo farinha, pois não tínhamos outro forno, foi ai que procuramos a ASCOOB para pegar o capital de giro e assentar o segundo forno”.
Floriano lembra que o valor do empréstimo foi quitado com a venda da produção e com recursos dos associados. O segundo empréstimo da associação na ASCOOB destinou-se a estruturação dos recipientes em que é distribuída a matéria prima da farinha. “Se não fosse a ASCOOB aqui, as coisas seriam bem mais difícil, a gente tinha oferta de outras linhas de crédito, mas quem levantou a nossa guia foi à cooperativa”, salienta Floriano.