Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 18/10/2012

Economia Solidária

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito
Economia Solidária

Compartilhe

Compartilhe

Conhecido Mundialmente o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é celebrado na 3ª quinta-feira do mês de outubro, neste ano de 2012 caíra no dia 18.

Além de relembrar o passado, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito vem para comemorar o presente, o sucesso que o cooperativismo de crédito se tornou, e claro uma data para prever futuras vitórias para as cooperativas e mais ainda para os cooperados.

Cooperativismo de Crédito no Brasil

O cooperativismo no Brasil destaca-se com o Ramo Crédito onde nos destacamos com a 13ª posição no mundo em expressão no Cooperativismo de Crédito.

No Brasil o cooperativismo de crédito iniciou em Nova Petrópolis/RS, no ano de 1902 por iniciativa do Padre suíço Theodor Amstad que em conjunto com outras 19 pessoas fundou a 1ª Cooperativa de Crédito da América Latina.

Atualmente a rede de atendimento das cooperativas no Brasil representa 17% das agências bancárias do país, enquanto que os ativos totais administrados representam 2% do total, sendo que as cooperativas de crédito somadas ocupam a 9ª posição no ranking do volume de ativos estando, portanto entre as maiores instituições financeiras do país.

Tais números demonstram o grande desafio a ser superado pelas cooperativas brasileiras que, apesar de darem ao Brasil o 13º maior volume de ativos de instituições financeiras cooperativas no mundo, ainda possuem um mercado potencial muito grande para crescimento.

Cooperativas de Crédito

Inseridas no meio econômico financeiro do país desde 1902, as cooperativas de crédito apresentam-se com singular importância para a sociedade brasileira, na medida em que promovem a aplicação de recursos privados e públicos, assumindo os correspondentes riscos em favor da própria comunidade onde se desenvolvem.

As Cooperativas de Crédito funcionam como qualquer instituição financeira, com características próprias, onde os cooperados participam diretamente da gestão da cooperativa definindo suas diretrizes e linhas de atuação.

Desta forma, as Cooperativas de Crédito distinguem-se das demais instituições financeiras, por terem adesão voluntária, com número ilimitado de associados, singularidade de votos, viabilidade do capital social representado por quotas-partes, retorno das sobras apuradas no exercício, proporcionalmente às operações realizadas pelo associado.

O Sistema Cresol de Cooperativismo de Crédito com Interação Solidária Comemora o Dia do Cooperativismo de Crédito

O fortalecimento e a expansão do cooperativismo de crédito no País são instrumentos fundamentais para a consolidação de uma nação mais justa e equilibrada. E, para manter vivos os ideais dos pioneiros do cooperativismo, é necessária a conscientização de todos sobre a importância da democratização do crédito e desconcentração de renda.

O caráter inclusivo do cooperativismo de crédito e de valorização da individualidade do associado são aspectos importantes na construção um País onde as oportunidades de crescimento sejam oferecidas a todos as pessoas, independente de classe social, gênero, cor ou raça.

Os princípios do cooperativismo devem ser preservados para que, no futuro, a realidade socioeconômica de nossos herdeiros tenha como base uma sociedade mais solidária e democrática com valores que busquem uma existência sustentável, o bem-estar social, a independência e autonomia.

Praticando a essência de um cooperativismo voltado para a economia solidária o Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária que hoje atua nos estados do Paraná e de Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo, Goiás reúne mais de cem mil famílias agricultoras que acreditam e vivem da força da cooperação.

Parabéns a todos os cooperativistas de crédito em especial as Cooperativas Cresol fruto da luta de agricultores familiares por acesso ao crédito que hoje contribuem para perpetuação dos valores do segmento e colaboram para a construção de um mundo melhor!

Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito

No Brasil a Presidenta Dilma Rousseff sancionou neste ano a lei que institui o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito, o qual será comemorado na data de 28 de dezembro.