Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 02/04/2015

Encontro

No Paraná, Cresol participa do 25º Encontro Estadual de Produtores de Cebola em Contenda
Encontro

Compartilhe

Compartilhe

O 25º Encontro Estadual de Produtores de Cebola, realizado em Contenda no final do mês de março, foi um dos maiores já realizados no estado. Participaram mais de 700 produtores de cebola, de 26 municípios do Centro Sul do Paraná, dentre eles cooperados e agentes de desenvolvimento da Cresol.

O encontro é organizado pelo município de Contenda, Governo do Estado do Paraná através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e o Instituto Emater, e Fetaep/Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Contenda/Senar, contando com o apoio da Fundação Terra e MDA.

O tema central do encontro foi o manejo nutricional e ecológico do solo, abrangendo principalmente o plantio e a semeadura diretos. A comercialização e as perspectivas da próxima safra de cebola também ocuparam lugar de destaque durante o evento. Segundo a organização do evento o tema foi escolhido para atender uma necessidade dos produtores, onde muitos agricultores fazem o preparo do solo e adubação de maneira incorreta, usando quantidades excessivas de adubo químico.

O encontro completou 25 anos ininterruptos de realização, onde foi elaborado um trabalho sobre a evolução da cultura da cebola neste período. O Estado do Paraná na safra 2014/2015 cultivou uma área de 5.231 ha de cebola, distribuídos em 130 municípios, envolvendo 5 mil famílias de produtores rurais e uma produção prevista de 128.934 toneladas.

O cultivo de cebola é realizado, na grande maioria das propriedades agrícolas, pela mulher e pelos filhos. A área média de cultivo gira em torno de um hectare. Algumas famílias têm a cebola como o principal cultivo, como é o caso da Comunidade de Pinho de Baixo, no Município de Irati. Porém, para a maioria das famílias, geralmente a cebola é uma atividade secundária, apesar de gerar uma boa renda. Em média a atividade rende em torno de R$ 10.000,00 por ha, para uma produtividade de 20.000 kg/ha e preço médio de R$ 1,00/kg.

Contenda é um dos maiores produtores de cebola do Paraná. Existem no município 792 produtores com área cultivada de 1.275 há cultivados. A produção chega a 31.875 toneladas, o que representa 24% da produção estadual, e coloca o município em primeiro lugar em volume produzido no Estado e a produtividade média é de 25.000 kg/ha. O Instituto Emater presta assistência técnica para cerca de 2.000 famílias que produzem cebola, tendo 25 técnicos atuando neste segmento.