Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 13/06/2016

Escritor belga visita Cresol Central SC/RS

O escritor belga, Luc Vankrunkelsven, esteve na Cresol Central SC/RS visitando diretores e colaboradores na tarde desta segunda-feira (13).

Compartilhe

Compartilhe

O escritor belga, Luc Vankrunkelsven, esteve na Cresol Central SC/RS visitando diretores e colaboradores na tarde desta segunda-feira (13). A visita fez parte do roteiro de apresentação de seu livro “OÁSIS: Força planetária para uma nova primavera” que trata sobre a destruição provocada pelas monoculturas e a importância da agroecologia. Luc defende a agricultura cooperativa e familiar. A obra é uma defesa da exploração sustentável, respeitosa e “terapêutica” da terra. Por isso a crítica à monocultura e ao agronegócio.
    O escritor já publicou outras obras com esse sentido, sendo que o intercâmbio entre Brasil e Europa o proporcionou maior facilidade em observar os processos produtivos dessas regiões e diagnosticar os problemas e precauções no cultivo de monocultura, entre eles o soja. Desde 2003, ele divide suas atenções entre Brasil e Europa, quando fez um intercâmbio com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf).
    Luc reforça a relevância do bioma, que é afetado pela lógica do agronegócio voltado para a exportação. Ele propõe uma reflexão sobre o que isso interfere no ecossistema planetário. O escritor defende a proteção e conservação da biodiversidade. “OÁSIS: Força planetária para uma nova primavera é um tocante relato sobre os dois lados do Atlântico, passando de oásis para oásis em meio a um deserto de destruição da monocultura”, descreve Josef Smets, embaixador da Bélgica no Brasil.
    Oásis corresponde a uma restrita porção no deserto que possui água e cobertura vegetal. Para os nativos dessas regiões desertas, ele é considerado algo divino, um paraíso. Se formam devido à proximidade com fontes ou nascentes de água, em que a vegetação pode se desenvolver devido a fertilidade do solo.

 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS