Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 10/09/2013

Espaço Café Brasil

Agricultura Familiar leva cafés especiais para evento internacional do setor em Minas Gerais
Espaço Café Brasil

Compartilhe

Compartilhe

A Semana Internacional do Café, que ocorre em Belo Horizonte (MG) a partir dessa segunda (9), exibirá o produto de qualidade produzido pela agricultura familiar brasileira. Dez empreendimentos da cafeicultura familiar dos principais estados produtores do País estarão representados no evento paralelo 8ª Espaço Café Brasil – Feira Internacional do Café, de 9 a 12 de setembro.

Dentro do 8º Espaço Café Brasil, o Espaço MDA – Brasil Rural Contemporâneo Café ocupará 96 m², promovido e organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, com apoio da Delegacia Federal do MDA no estado. Nesta primeira participação no evento, irão cooperativas de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Bahia e Rondônia.

Para o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav) do MDA, Nilton Pinho de Bem, o espaço atesta que a agricultura familiar tem capacidade de produzir cafés especiais, atingir os mais diversos padrões de mercado e tem relevância na cadeia produtiva do café no País.

Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, de 2006, 34% de toda a produção de café era proveniente da agricultura familiar. Naquele ano, isso equivalia a 11 milhões de sacas de 60 kg (659 mil toneladas). Para a safra de 2013, das 48,5 milhões de sacas previstas, 16,4 milhões de sacas seriam provenientes da cafeicultura familiar.

Toda essa produção gera renda para mais de 513 mil pessoas de 190 mil estabelecimentos da agricultura familiar, distribuídos em 1.468 municípios, que contam com apoio do MDA para estruturar suas propriedades e comercializar o grão, seja in natura ou industrializado.

A cada ano, cresce o número de agricultores vinculados a organizações sociais. Atualmente, existem 29 cooperativas e diversas associações da cadeia produtiva do café que contam com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para Pessoa Jurídica.

Juntas, totalizam 14 mil agricultores familiares associados e uma produção de 4,5 milhões de sacas de 60 kg, que atendem aos mais exigentes padrões de qualidade e de certificação (por exemplo: certificação orgânica, para os mercados do Brasil, União Europeia, Japão e Estados Unidos; fairtrade – Comércio Justo e Solidário).

Mais de 98% do todo o café produzido pela agricultura familiar é proveniente dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Rondônia e Bahia, que concentram 96,21% dos estabelecimentos da cafeicultura familiar.

Espaço Café Brasil

Criado em 2006, o Espaço Café Brasil é o mais completo evento do setor cafeeiro, reunindo desde produtores, cooperativas, indústrias, equipamentos, produtos e profissionais do mercado.

A 8ª edição do Espaço Café Brasil ocorre durante a Semana Internacional do Café, evento promovido pelo governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).