Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 26/10/2016

Estratégia do Setaf é apresentada durante X Feira do Semiárido

Compartilhe

Compartilhe

Estratégias exitosas para o desenvolvimento territorial baiano foram apresentadas, nesta terça-feira (25), pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, durante a mesa redonda “Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas”, que integra a programação da X Feira do Semiárido, promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

 
O diretor-presidente da CAR, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento (SDR), falou sobre o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), estrutura descentralizada da secretaria, com unidades nos 27 Territórios de Identidade do estado. “Os Setafs demonstram toda grandeza da política de desenvolvimento territorial que é a realizada na Bahia. Ele aglutina num mesmo espaço um conjunto de técnicos, que a partir da orientação dos seus gestores, executam as políticas públicas integradas, promovendo o desenvolvimento local e o dinamismo da economia territorial”.

 
Integrando a mesa de debate, o consultor nacional do Plano de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira, apresentou a “Agenda Estadual de Desenvolvimento Territorial na Bahia e no Ceará- Consolidação da abordagem Territorial 2016-2018″. Ele falou sobre a importância do planejamento territorial, considerando a tarefa do atendimento das políticas públicas das próximas gerações e destacou que a Bahia é uma referência na política de desenvolvimento territorial no Brasil.

“Desde 2007, quando o governo estadual adotou a abordagem territorial das politicas públicas e realizou os Planos Plurianuais (PPAs), a partir dos territórios de identidade, foi dado um passo gigantesco em relação a uma nova concepção de desenvolvimento que inclui o mundo rural. É um avanço importante, mas, muito ainda tem que ser feito, pois é uma política que traz mudanças estruturais que vai requerer esforço das futuras gerações”, pontuou Humberto Oliveira.

 
Sobre a Feira

 
A X Feira do Semiarido tem o objetivo de chamar a atenção para os saberes, fazeres e as potencialidades da referida na região, observando a capacidade que tem o homem e a mulher do semiárido para oferecer produtos e ideias que refletem tanto a convivência quanto os caminhos para efetivação do desenvolvimento sustentável regional sem perder de vista sua diversidade.

O evento que segue até quinta-feira (27), no campus universitário da Uefs, em Feira de Santana, com palestras, mesas redondas, apresentação de trabalho científico, vasta apresentação cultural e uma feira de comercialização de produtos da Economia Solidária e Agricultura Familiar, de várias regiões do estado.

Assessoria de Comunucação da CAR