A Conferência foi organizada pela Comissão Européia destacou o Ano Internacional da Agricultura Familiar comemorado em 2014 e teve como tema: “A agricultura familiar: um diálogo no sentido de uma agricultura mais sustentável e fortalecida na Europa e no mundo”.
“A conferência chamou a atenção para o importante papel da agricultura familiar, os desafios e as prioridades para o futuro-chave, bem como os meios e a melhor forma de apoiar a agricultura familiar”, destacou Tomacheski.
Chamando a atenção para a importância da agricultura familiar a conferência vai reunir participantes de todo o mundo e de muito diversos horizontes sociais, inclusive das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com a presença do Diretor-Geral José Graziano da Silva.
Os resultados da uma consulta sobre a agricultura familiar realizada no início deste ano foi apresentada, como um ponto de partida para uma reflexão mais aprofundada sobre as melhores formas de apoiar a agricultura familiar.
O mundo é alimentado por mais de 500 milhões de agricultores familiares, que representam mais de 80% das propriedades em todo o planeta. Estes estão em posição de fazer uma contribuição decisiva para a segurança alimentar, a gestão sustentável dos recursos naturais e conservação da biodiversidade. Eles também são a chave para um desenvolvimento territorial equilibrado, tendo em conta as especificidades locais.
O resultado da conferência contribuirá para a Conferência Europeia Regional da FAO, que terá lugar em Abril de 2014, em Bucareste, e outros eventos relacionados com a agricultura familiar no ano de 2014.