Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 19/07/2016

Família aposta na produção de alimentos saudáveis há 18 anos

No interior de Antônio Prado, mais precisamente em Linha 30, reside a família Pontel que trabalha há 18 anos com experiências saudáveis de produção.

Compartilhe

Compartilhe

    A Agricultura Familiar é a base da Cresol Central SC/RS e por isso as cooperativas se  preocupam com a qualidade de vida no campo. Uma das formas de garantir essa qualidade é o incentivo para a produção orgânica de alimentos, como faz a Cresol Posto de Atendimento (PA) Antônio Prado, vinculada a Cresol Planalto Serra, no Rio Grande do Sul.    
    No interior de Antônio Prado, mais precisamente em Linha 30, reside a família Pontel que trabalha há 18 anos com experiências saudáveis de produção. Em uma propriedade de 15 hectares, em que quatro hectares são cultiváveis, Eduardo, Verônica e os filhos Natana e Jeferson produzem  alface, cenoura, tomate, mandioquinha, beterraba, rúcula, temperos, espinafre, batata doce, alho, maçã, pêssego, romã, ameixa, uva e figo. Além da diversidade de produtos, o que chama atenção também é que a produção é 100% ecológica. Para a produção dessa diversidade, existem cinco estufas na propriedade. Apenas a cenoura e a mandioquinha são produzidas fora da estufa.
    A família produz aproximadamente 600 quilos de mandioquinha por mês. Já semanalmente são produzidos em torno de 400 quilos de tomate, 150 molhos de cenoura, 100 molhos de rúcula e espinafre e aproximadamente 100 pés de alface. A comercialização é feita através da feira ecológica de Porto Alegre aos sábados. Além disso, há vendas para lojas de produtos orgânicos.
    Como começou?
    A família iniciou com produção orgânica em 1998, através de vizinhos que já trabalhavam com esse tipo de experiência. Eles contam que resolveram apostar na produção orgânica pela questão da saúde, pela produção saudável. “Sabemos que podemos comer o mesmo alimento que comercializamos, pois temos a certeza da produção orgânica sem agrotóxicos”, enfatizam. Outros motivos também contribuíram para que a família de Verônica e Eduardo apostassem em um novo modelo de agricultura: agregação de valor aos produtos, venda direta para o consumidor, não tem intermediários, contato direto com os consumidores através da feira ecológica em Porto Alegre.
    Os produtores da família Pontel também ressaltam a importância da Cresol PA Antônio Prado para o desenvolvimento da atividade. “A Cresol é importante, pois foi através dela que conseguimos linhas específicas de crédito para custeio e investimento agroecológicos. Foram financiados pela Cresol um galpão e uma camionete para transportar os produtos para a feira ecológica em Porto Alegre”, relata a família.
    Atualmente toda a família trabalha na propriedade que é certificada pela Ecovida, ou seja, propriedade 100% orgânica. Além de sócios da Cresol, são sócios da Associação dos Agricultores Ecologistas de Ipê e Antônio Prado (AECIA) e da Cooperativa Pradense. Eles participaram do Curso Pronatec de Turismo e pretendem investir no turismo rural. Assim, os consumidores e público em geral poderão conhecer a propriedade e como são produzidos os alimentos que são comercializados.
 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS