Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 21/11/2018

FGCoop

Reunião do Conselho do FGCoop é realizada na sede da Cresol Confederação
FGCoop

Compartilhe

Compartilhe

Nesta semana a Cresol recebeu os representantes do Conselho do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCoop, na sede da Confederação em Florianópolis para a reunião mensal que discutiu importantes pautas para o avanço e fortalecimento do Cooperativismo de Crédito.

Na oportunidade, os conselheiros foram recebidos pelo Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, que destacou esse importante momento. “Para nossa Confederação é motivo de alegria recebermos o FGCoop em nossa casa. Pra nós o Fundo cumpre um papel de fundamental relevância no cooperativismo de crédito brasileiro o qual permite que todos os sistemas possam estar sentados em uma mesma mesa discutindo temas importantes visando o fortalecimento do cooperativismo de crédito no Brasil como um todo. E ter esses representantes conhecendo o nosso trabalho, onde tivemos a oportunidade de fazer uma apresentação com a retomada de nosso histórico e destacado o momento, os projetos e estrutura, compartilhando esses avanços que o Sistema Cresol vive para as lideranças dos demais sistemas, nos coloca em uma situação favorável na construção de agendas e ações estratégicas buscando o crescimento do cooperativismo como um todo”, ressaltou Magri.

A agenda do FGCoop antecedeu ao Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito – Concred, que neste ano é realizado em Florianópolis e está em sua 12º edição. Ao longo dos últimos anos, o Concred tornou-se o maior evento cooperativista de crédito da América Latina, destacando-se pela organização, qualidade dos palestrantes e a efetividade de seus resultados que contribuíram para o contínuo crescimento do Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito.

Para o vice-presidente da Cresol Confederação, e conselheiro do FGCoop, Adriano Michelon, este momento marca ainda mais a representatividade e crescimento da Cresol. “É uma grande alegria poder receber na sede da nossa Confederação os demais parceiros cooperativistas para a reunião mensal, a Cresol agradece a presença de todos, ainda mais em um momento ímpar para o Cooperativismo de Crédito com a realização do Concred que traz o tema “Cooperativismo de Crédito: Protagonismo e Sinergia em Cenários de Mudança”, o qual estimula a discussão sobre o papel do cooperativismo financeiro, suas virtudes e oportunidades, em um ambiente de constantes transformações, um grande momento para o Cooperativismo”, finalizou Michelon.
Sobre o FGCoop

O FGCoop é uma associação civil sem fins lucrativos que iniciou suas atividades em 10 de abril de 2014. Seu objetivo é prestar garantia sobre instrumentos financeiros emitidos ou captados pelas instituições associadas, nas situações de decretação de intervenção ou da liquidação extrajudicial. Isso quer dizer que caso uma cooperativa de crédito seja liquidada, o FGCoop cobrirá os depósitos dos cooperados no valor de até R$ 250 mil.

Essa quantia é exatamente a mesma que seria paga aos correntistas de um banco comercial pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), nas mesmas situações.