Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 16/09/2014

Gênero e Geração

Entidades organizam a 1ª Semana da Agricultura Familiar
Gênero e Geração

Compartilhe

Compartilhe

Além da tradicional feira de produtos, o evento promete muitas atrações, entre elas apresentações culturais, homenagens, concurso de receitas, premiações, entre outras.

Representantes de entidades ligadas a agricultura familiar estiveram reunidas na última semana, no município de Pinhão – PR para discutir a organização da 1ª Semana da Agricultura Familiar, a se realizar nos dias 14 e 15 de Outubro, neste município.

O evento é promovido pela Unicafes PR, através do Programa Gênero e Geração do Cooperativismo Solidário, em parceria com as cooperativas filiadas, sindicatos rurais e Prefeitura Municipal de Pinhão e faz parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher Rural, comemorado todos os anos.

Este ano, o encontro abordará o tema “Sucessão rural e agricultura familiar”, uma homenagem que se estende também aos jovens agricultores, responsáveis por dar continuidade do trabalho dos pais no campo, replicando assim suas heranças tradicionais e valorizando a cultura local.

A programação abre no dia 14 de outubro, com o 1º Encontro da Juventude Rural e no dia 15 de outubro, o V Encontro Interestadual do Dia Internacional da Mulher Rural. Também, nos dois dias de evento, ocorre simultaneamente a exposição-feira de produtos da agricultura familiar, representada pelos grupos produtivos do Programa Gênero e Geração. Dentre os produtos expostos, destacam-se a panificação, frutas, derivados da cana-de-açúcar, mel e artesanatos variados.

Além disso, estão previstos debates, apresentações culturais, oficinas temáticas, homenagens, café colonial, premiações, concurso de receitas e muitas outras atrações.

O público esperado para os dias deve ultrapassar o número de duas mil pessoas. As caravanas vêm de diversas regiões dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.

Concurso de Receitas da Agricultura Familiar Paranaense

Uma das atrações este ano éo Concurso de Receitas da Agricultura Familiar Paranaense, onde as finalistas apresentarão suas receitas e pratos, para apreciação e julgamento durante o evento, com posterior premiação. Essas receitas farão parte do livro de receitas da Agricultura Familiar Cooperativada do Paraná.

O concurso tem a finalidade de ampliar a valorização dos grupos de mulheres rurais,fortalecer o reconhecimento de seus produtos e consolidar a auto-organização das mulheres cooperativistas.