Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 23/07/2013

Gênero e Geração

Cooperativa de Ibema/PR incentiva a capacitação das mulheres cooperadas
Gênero e Geração

Compartilhe

Compartilhe

O Bem Estar Familiar é um dos o objetivos do Programa Gênero e Geração do Cooperativismo Solidário, que também tem como foco tornar o cooperativismo um instrumento popular de desenvolvimento local sustentável, articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos e melhoria de qualidade de vida, com participação de jovens e mulheres de maneira ativa.

O Programa está sendo executado pelas Cooperativas Cresol e conta também com as parcerias locais, estimulando o desenvolvimento da mulher, do jovem e do idoso junto a comunidade e ao trabalho cooperativista.

Na Cresol de Ibema no Paraná o Programa trouxe às mulheres a capacitação em parceira com o Sindicato de Trabalhadores Rurais, proporcionando mais conhecimento sobre o Cooperativismo Solidário, além de trocas de experiências e cursos sobre bordado em tecidos e ainda reaproveitamento de materiais nas propriedades.

“Nosso incentivo foi para motivá-las à cada vez mais descobrir o potencial de cada uma, a cooperativa acredita e estimula o trabalho e cria condições para o desenvolvimento de cada uma”, comenta o Presidente da Cresol Ibema, Genesio Gregolon.

O Sistema Cresol Baser conta hoje com aproximadamente 28% do seu quadro social composto por mulheres, 16% de idosos e 9% de jovens e esse número cresce a cada dia através das ações do programa envolvendo cada vez mais pessoas nos processos cooperativos.