Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 15/07/2014

Habitasol

Trabalho social é destaque no Programa de Habitação da Cresol em Planalto
Habitasol

Compartilhe

Compartilhe

Na última semana foi realizada visita nas propriedades dos beneficiários do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR do município de Planalto no Paraná para avaliação pós-ocupação pela assistente social Leila Katiane Chiele, acompanharam a visita o diretor da Cresol Planalto Rudimar Rogério da Silva e a colaboradora Jociane Rosangela Guerra.

O Programa contempla as famílias com o desenvolvimento de um Projeto de Trabalho Social – PTS o qual é oportunizado as famílias em quatro oficinas com os seguintes temas: cooperativismo e educação financeira, relações sociais e qualidade de vida, educação socioambiental e sanitária e organização do espaço externo e o que simboliza sua finalização é o seminário Habitasol em sua Morada e a avaliação pós-ocupação, porém a Cresol atua fortemente na interação social ofertando outros programas e projetos aos agricultores familiares.

Desta forma o seminário de socialização e a avaliação pós-ocupação do trabalho social finaliza o PTS do PNHR com as famílias, porém não finaliza a atuação social da Cresol frente as famílias, as quais são orientadas sobre os trabalhos (projetos e programas) existentes e importância da atuação e sua representatividade em alguns deles, considera-se que algumas famílias já vem de um histórico de participação nos programas e demonstram interesse de participar de outras atividades que forem ofertadas pela Cooperativa.

As famílias estão muito satisfeitas com o programa e as propriedades tiveram grandes mudanças e conforme relatos a organização é constante e o programa proporcionou um novo olhar para a propriedade e para a família.

“Nunca imaginávamos morar em uma casa boa assim, morávamos com familiares o que não é a mesma coisa que ter a nossa casa, estamos muito felizes. Temos o nosso canto onde podemos ficar mais a vontade o que melhorou nossa relação. O programa acrescentou a importância da convivência em grupo, a cooperação entre as famílias e vai deixar lembranças da experiência que foi ótima”, comenta o casal de beneficiários.

A Cresol através da equipe de habitação trabalha com os agricultores familiares para um aprendizado constante, a troca de experiência proporciona um aprendizado tanto para a equipe que atua frente ao programa quanto para as famílias beneficiárias. A satisfação profissional é enorme com o trabalho desenvolvido o reconhecimento e a satisfação das famílias vai além de proporcionar o acesso ao direito da moradia própria e digna.