Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 25/05/2016

Homenagem

Conselheiro Presidente da Cresol Baser participa de homenagem aos 60 anos da Emater no Paraná
Homenagem

Compartilhe

Compartilhe

O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), comemorou na última sexta-feira, 20 de maio, 60 anos de história e homenageou com a entrega do troféu Pinhãoautoridades ligadas à história da instituição, funcionários e ex-extensionistas, entre os quais presidentes de cooperativas paranaenses.

Fundado em 20 de maio de 1956, o Instituto Emater tem atualmente 1,2 mil funcionários, de mais de 40 categorias profissionais, lotados em unidades espalhadas em todos os municípios paranaenses, em 22 unidades regionais, além da unidade estadual. Como destacou o seu presidente, Rubens Ernesto Niederheitmann, a missão do instituto, na atualidade é buscar aumentar a renda das famílias do meio rural, reduzir as diferenças regionais e os danos ambientais, bem como promover a inclusão social e produtiva “de um grande contingente de famílias que ainda dependem do estado para sua emancipação”.

O Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, esteve presente na homenagem às seis décadas do instituto que contribuiu muito para a evolução da agricultura no Estado. “A Emater iniciou o trabalho de extensão rural, promovendo o desenvolvimento sustentável do campo e proporcionando assistência aos produtores. Temos orgulho de contarmos com a Emater como uma de nossas parceiras”, destacou Thomé.

Também estiveram presentes entre as dezenas de homenageados o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, que recebeu o troféu em nome da família – o avô, Moisés Lupion, foi quem fundou a Emater, em 1956, quando era governador do estado -, o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti, também ex-extensionistas e presidentes de cooperativas como José Aroldo Gallassini, presidente da cooperativa Coamo, Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Lar, e Valter Pitol, presidente da Copacol, entre outros.