Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 07/12/2017

III Seminário O Sucesso do Cooperativismo de Crédito Solidário é finalizado com sucesso

Evento contemplou debates sobre governança, sustentabilidade sistêmica e planejamento estratégico

Compartilhe

Compartilhe

De 5 a 7 de dezembro, no Sesc Pousada Rural, em Lages (SC), foi realizado o tradicional seminário de fim de ano da Cresol Sicoper. O evento contou com a presença de cerca de 100 lideranças do Sistema, entre Diretores, Coordenadores e colaboradores de Cooperativas Singulares e da Central Cresol Sicoper.

O tema central da programação foi “O Sucesso do Cooperativismo de Crédito Solidário em Tempos Modernos”, o qual foi abordado por palestrantes e parceiros estratégicos. Na terça-feira, dia 5, Áureo Leandro Haag, Professor e Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, ministrou o painel “Análise da conjuntura econômica: impactos da redução da Taxa Selic”. Para Haag, “a economia se inova e ela ocorre de uma forma muito natural nos bancos, mas é preciso pensar em como levar essas inovações às cooperativas de crédito, sem perder a essência e a humanidade que os caracterizam”. Ainda no primeiro dia, Tiago L. Cabral Peroba, Gerente de Relacionamento Institucional do BNDES, e Cristiane Marques, também do BNDES, trouxeram “As contribuições do BNDES para a sustentabilidade do Cooperativismo de Crédito”. Em sua fala, Peroba relatou as ações implementadas em 2017, que contribuíram para a melhor gestão do crédito rural, bem como o que a instituição pretende alcançar em 2018 com a continuação do processo de digitalização e o fortalecimento do papel do BNDES como provedor de recursos para os investimentos na agropecuária nacional e para o custeio das cooperativas de crédito do Sistema Cresol. “Acreditamos, ainda, que o Sistema Cresol terá papel fundamental para o desenvolvimento da atuação do BNDES no mercado de Depósitos Interfinanceiros vinculados ao Crédito Rural. Essa cooperação trará ganhos para as duas instituições, já que a Cresol terá acesso a uma melhor condição de negociação para a captação de recursos destinados a operações de custeio agrícola”, enfatiza Peroba.

Na quarta-feira, dia 6, pela manhã, as atividades iniciaram com um painel, no qual Rogério Bisi (Gerente-Técnico DEORF do Banco Central do Brasil), Gilson Balliana (Consultor do Balliana e Vasconcelos Consultoria Empresarial) e Jean Bergevin (Consultor Sênior Solidariedade Internacional do DSI/CECOSOL/Desjardins) debateram sobre o tema “A Gestão e a Governança como fatores determinantes para a sustentabilidade do Cooperativismo de Crédito Solidário”. Bisi apresentou a norma que traz as diretrizes sobre a estrutura administrativa integrada por conselho de administração e por diretoria executiva segregada. Segundo ele, “esse cenário permitirá que o Conselho de Administração fique mais livre para pensar no estratégico e não se preocupar tanto com o operacional.”

Para Balliana, ainda é uma novidade tratar sobre governança porque o cooperativismo sempre foi encarado como algo pessoal. Agora com o crescimento, é muito importante que essa visão mude um pouco, que as pessoas entendam que a cooperativa é maior do que seus dirigentes, que ela precisa ser vista como algo que tem uma perpetuidade, algo que vai durar para sempre. Jean Bergevin destacou que a cooperação internacional permitiu auxiliar o Sistema a encontrar a sua própria metodologia de fazer o seu planejamento estratégico, sendo que no evento, o processo flui naturalmente. “O sucesso da sustentabilidade passa pelo caminho da troca de experiências e de um planejamento assertivo e participativo, como foi construído nesse evento”, pondera Bergevin.

No decorrer da manhã de quarta-feira, os participantes acompanharam o painel “A sustentabilidade do Cooperativismo de Crédito frente a nova conjuntura”, apresentado por Ivo José Bracht, Diretor Executivo do Cecred. Em sua fala, Bracht explanou que o cenário é desafiador, mas, ao mesmo tempo, de muitas oportunidades. “O cooperativismo tem aquilo que a sociedade está precisando, alguém que a organize, que abra as oportunidades através da orientação, da educação, da proximidade. As novas gerações precisam de um propósito e a causa cooperativista move multidões”, frisa Bracht.

No período da tarde, “A sustentabilidade do Cooperativismo de Crédito a partir de parceiros financeiros” foi o tema do painel com a participação de Neuto Fausto De Conto, Vice-Presidente e Diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE de Santa Catarina, e Flávio Jean Garlet, Gerente de Agronegócios da Superintendência do Banco do Brasil de Santa Catarina. Para finalizar a tarde, foram apresentadas experiências exitosas do cooperativismo com a exposição de Gentil Colla Junior, engenheiro agrônomo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), bem como a apresentação de projetos das Cooperativas Singulares filiadas a Cresol Sicoper, Cresol Pouso Redondo, Cresol Santo Cristo, Cresol Paim Filho e Cresol São Joaquim.

No último dia de atividades, foi realizada a avaliação da implementação do planejamento e ações estratégicas para as filiadas da Central Cresol Sicoper para o ano de 2018 e, para encerrar a programação, a palestra motivacional “Superando desafios e realizando sonhos: uma história contagiante de superação”, ministrada pelo garoto de apenas 10 anos Tiago Linck, natural de Tiradentes do Sul (RS), que nasceu com uma síndrome rara chamada Tetra Amelia, a qual não permitiu o desenvolvimento dos membros superiores e inferiores.

De acordo com Olácio Komori, Diretor-presidente da Cresol MS, o evento foi bem organizado, contemplando uma sequência lógica de painéis, com uma contextualização do cenário econômico do país, relacionando com o cooperativismo e chegando ao papel dos dirigentes das Cooperativas, que tem a responsabilidade de inovar. “Conseguimos ver o esforço dos dirigentes da nossa Central, trabalhando constantemente para manter a proximidade com as lideranças das Cooperativas, com o objetivo de afinar as ações e proporcionar o melhor ao associado”, finaliza Komori.

Confira todas as fotos do evento clicando aqui!