Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 10/08/2021

Juventude Conectada é o novo projeto educacional da Cresol Sicoper

Cooperativa de Crédito busca ampliar a proximidade e o relacionamento com as comunidades

Compartilhe

Compartilhe

Na noite do dia 05 de agosto foi dada a largada ao Projeto Juventude Conectada, o qual reúne 280 jovens cooperados Cresol, de 17 estados do país, numa jornada de 14 semanas de aprendizado e desafios. Deste total de participantes, 82 integram o Sistema Cresol Sicoper. O projeto tem como finalidade fomentar o relacionamento da Cresol com o público jovem, instigando o desenvolvimento pessoal e profissional através dos eixos Educação Cooperativista, Educação Financeira e Educação Profissional.

As atividades acontecem de forma online e contam com carga de 110 horas, sendo que a previsão de conclusão é em novembro de 2021. O projeto foi estruturado para que as ações aconteçam no ambiente EaD livre do Cresol Instituto, envolvendo também outros recursos tecnológicos para tornar a jornada de aprendizagem e formação atrativa, dinâmica e gamificada. Os participantes também estão concorrendo a inúmeros prêmios que incluem smartphones e smartwatchs, bem como bolsas de estudo no valor de R$ 2 mil e R$ 5 mil.

Conforme descreve Edivanda de Fatima Mello, funcionária da Gerência Institucional da Central Cresol Sicoper, os projetos educacionais tem como objetivo principal fortalecer o relacionamento da Cresol com a comunidade onde atua, através da interação com os próprios associados ou futuros associados. “Cada vez mais somos parceiros das escolas, professores, alunos e famílias. Por mais que a situação atual da educação não era favorável, nos colocamos à disposição com materiais físicos e disponibilização de materiais adicionais, como jogos interativos, vídeos, audiolivros, textos complementares para suporte a esses profissionais parceiros. Sabemos que eles enfrentam tantas dificuldades diárias para que seus alunos tenham um aprendizado adequado e, com isso, consolidamos nossas ações de Educação Financeira e cooperativista, abordando conteúdos adequados à faixa etária dos estudantes e previstos na BNCC”, pondera Edivanda.

Projetos Educacionais em andamento: Juventude Cooperativista e Mesadinha e sua Turma reúnem mais de 7,6 mil estudantes
Além do Juventude Conectada, a Cresol Sicoper está realizando, em 2021, os projetos educacionais Mesadinha e sua Turma para crianças de 6 a 9 anos, e o Juventude Cooperativista Escola para jovens de 14 a 17 anos. Esse trabalho é conduzido pelos Multiplicadores do Sistema Cresol, sendo que já são mais de 7,6 mil estudantes participando, sendo 5.625 crianças e 2.013 jovens.

No Projeto Mesadinha e sua Turma é utilizada uma coleção de livros como principal instrumento para levar informações e conceitos essenciais de cooperativismo e educação financeira às crianças do Ensino Fundamental. As histórias são contadas através de fábulas, onde são apresentadas atividades cotidianas dos personagens, os cenários do campo e da cidade, e são trabalhados os temas cooperativismo, produção e consumo, sustentabilidade e Educação Financeira. Paralelamente, são promovidas atividades nas escolas visando observar, vivenciar e aprender sobre os mais diversos temas vinculados ao cooperativismo e à educação financeira.

Já o Projeto Juventude Cooperativista Escola utiliza 8 cartilhas de apoio que são trabalhadas ao longo de 8 encontros. Nelas, são abordadas os eixos temáticos Educação Cooperativista, Educação Financeira e o Profissionalizante. No primeiro é apresentado o cooperativismo como um modelo de empreendimento sustentável baseado em valores, princípios e fundamentos importantes para a sociedade. O segundo visa com que possam compreender a diferença entre necessidades e desejos, bem como a importância do planejamento pessoal e familiar, estimulando assim o consumo sustentável. Por fim, o terceiro eixo visa estimular no jovem o desenvolvimento pessoal e profissional, despertando competências e habilidades e contribuindo para o alcance dos seus objetivos.

A Professora Carla Jandrey, que participa do Projeto Juventude Cooperativista pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrada Família, na Localidade Linha Pinheiral, em Santa Cruz do Sul (RS), pondera que os alunos estão adorando o curso porque possibilita um aprendizado diferente do que é o corriqueiro. “É algo diferente, mas que tem a ver com a vida deles. Estou adorando e acredito que a Cresol fez muito bem em fazer esses livros e esse curso porque é uma grandiosidade. Um trabalho para melhorar a escola, a aprendizagem, para nos ajudar a criar um vínculo entre famílias e escola. Estou muito feliz e adorando o curso e trabalhar o tema cooperativismo na escola”, finaliza Carla.