Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 08/07/2014

Microcrédito

Crédito Solidário uma ferramenta de desenvolvimento e inclusão social
Microcrédito

Compartilhe

Compartilhe

Através da interação solidária o Sistema Cresol transforma o crédito em ferramenta de desenvolvimento da agricultura familiar. As Cooperativas buscam através do repasse do crédito, seja por meio de Programas do Governo, ou recursos financeiros viabilizados de outras fontes, valorizar e priorizar as organizações locais fortalecendo-as cada vez mais.

“A presença da Cresol nos pequenos municípios dinamiza a autonomia econômica e financeira do local, fazendo com que o crédito solidário seja uma ferramenta capaz de levar desenvolvimento e renda”, destaca o vice presidente da Central Cresol Baser e responsável pela área da Carteira de Crédito do Sistema, Luiz Ademar Panzer.

O microcrédito é um instrumento fundamental para o avanço da organização econômica e social dos agricultores familiares cooperados, no qual a Cresol passou a buscar parcerias para alavancar recursos para uso neste programa.

Com o objetivo de potencializar a Carteira de Crédito das cooperativas singulares filiadas ao Sistema, a Cresol viabiliza recursos junto ao BNDES no Programa de Microcrédito.

As Cooperativas Cresol atendem os cooperados que buscam recursos nas singulares, entretanto em sua maioria os repasses ou recursos próprios são microcréditos, ou seja, operações abaixo de R$ 15 mil. Ao todo, os microcréditos da Cresol somaram no último ano mais de R$ 563 milhões de reais em empréstimos, em 133 mil contratos.

O projeto apóia os sistemas produtivos do quadro social das cooperativas. Parte da necessidade dos agricultores familiares em créditos que complementem as políticas públicas existentes, além de amparar propostas não enquadradas no crédito oficial, dentro de uma perspectiva do microcrédito produtivo e de avanços das estratégias dos agricultores familiares na área das atividades rurais que agreguem valor aos produtos agropecuários e gerem renda no meio rural e a inclusão social.