Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 15/04/2013

Microcrédito

Sistema Cresol Baser opera mais de R$ 593 milhões em Microcrédito no último ano
Microcrédito

Compartilhe

Compartilhe

O microcrédito é um instrumento fundamental para o avanço da organização econômica e social dos agricultores familiares cooperados, no qual a Cresol passou a buscar parcerias para alavancar recursos para uso neste programa.

Do total de operações realizadas pelo Sistema Cresol Baser no ano de 2012 o montante de 593 milhões, caracteriza-se como microcrédito, sendo essas operações até R$ 15 mil reais com recursos provenientes do Programa de Microcrédito do BNDES, através de Recursos Próprios e também do Repasse do Pronaf.

No último ano o microcrédito das Cooperativas Cresol ultrapassaram a marca de 268 mil contratos, onde 57% das operações foram de até mil reais, e 29% dos repasses no valor de até cinco mil reais.

“Hoje não tem como permanecermos na agricultura se não tivermos um incentivo como o da Cresol, é através do crédito, dos financiamentos que temos também a segurança à cada safra de plantar e assegurar nossas lavouras, além da comercialização dos produtos e dos valores de mercado, a Cresol nos auxilia em tudo, porque o que precisamos vamos lá e somos sempre atendidos por pessoas que entendem a nossa necessidade”, comenta o cooperado da Cresol Cruz Machado/PR, Mário Litka.

O projeto apóia os sistemas produtivos do quadro social das cooperativas. Parte da necessidade dos agricultores familiares em créditos que complementem as políticas públicas existentes, além de amparar propostas não enquadradas no crédito oficial, dentro de uma perspectiva do microcrédito produtivo e de avanços das estratégias dos agricultores familiares na área das atividades rurais que agreguem valor aos produtos agropecuários e gerem renda no meio rural e a inclusão social.