Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 14/08/2014

PGPAF

Produtores rurais de 23 culturas terão desconto nos financiamentos em agosto
PGPAF

Compartilhe

Compartilhe

Agricultores familiares terão desconto para o pagamento do financiamento de 23 culturas pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), neste mês de agosto. Serão beneficiados os produtores de açaí, algodão em caroço, arroz em casca, babaçu, batata, borracha natural extrativa, borracha natural cultivada, cacau, cana de açúcar, castanha de caju, feijão e feijão caupi, juta/malva, leite, manga, maracujá, milho, pequi, piaçava (fibra), raiz de mandioca, sorgo, trigo e umbu.

A portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (11), estabelece desconto percentuais ao agricultor familiar nos financiamentos de custeio e de investimento feitos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para os itens selecionados. O objetivo é evitar prejuízo aos produtores caso esses produtos estejam com valor de mercado abaixo do preço de garantia do programa, que é definido com base no custo de produção.

O desconto vale para o período de 10 de agosto a 9 de setembro de 2014. Os preços e o bônus têm como referência o mês de julho.

Cálculo mensal

O bônus do PGPAF é calculado todo mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA). A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF.