Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 22/11/2016

Procedimentos Operacionais do Crédito Rural é tema de capacitação na Cresol Central SC/RS

A Cresol Central SC/RS, através do Departamento de Fomento a Negócios, área operacional de crédito, está realizando o curso de capacitação sobre Procedimentos Operacionais do Crédito Rural.

Compartilhe

Compartilhe

A Cresol Central SC/RS, através do Departamento de Fomento a Negócios, área operacional de crédito, está realizando o curso de capacitação sobre Procedimentos Operacionais do Crédito Rural. O processo formativo é dirigido aos colaboradores/as que ocupam o cargo de coordenação do crédito das sedes das cooperativas singulares. O evento iniciou ontem (21/11) e segue até hoje à tarde.
Segundo o Diretor de Negócios da Cresol Central SC/RS, Braulio Zatti, o objetivo da atividade é capacitar colaboradores do Sistema Cresol Central SC/RS que operacionalizam crédito rural, para qualificar o processo de contratações, especialmente de investimentos, em vista as mudanças das normativas para o segundo semestre do atual Plano Safra. Zatti destaca a importância do crédito agrícola dentro do Sistema Cresol, por isso é interessante o conhecimento e a qualificação para ampliar o volume de operações.
A partir do dia 02 de janeiro vão ocorrer mudanças nas alíquotas para enquadramento de  empreendimentos no Proagro e no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária da Agricultura Familiar (Proagro Mais), cultivado em sistema de produção de base agroecológica ou orgânica, ou em transição para sistema de base agroecológica. Isso foi abordado no curso no primeiro dia pelo coordenador do Crédito, Etileiver Paludo.
Já nesta terça-feira (22/11) o assessor da Cresol Confederação, João Luís Guadanin, que trabalhou 20 anos no Pronaf, abordou o tema “Políticas Públicas de crédito rural voltadas a agricultura familiar”.
Crédito rural
Guadanin reforçou que o processo de crédito rural deve começar nas famílias que precisam do crédito. Elas precisam se perguntar: Para que vou usar? Como vou pagar? Por isso, para o assessor, é nas famílias que o processo deve iniciar.  “Crédito bom é o que a família quer, planeja e busca”, salientou. “Os agricultores precisam entender que precisa ter a necessidade, mas também a capacidade de pagamento. O crédito bom é aquele que volta para a cooperativa. A Política Pública dá certo quando esses conceitos são levados a sério. Crédito bom é aquele que gera renda, que gera felicidade. Política Pública boa é aquela que ajuda a melhorar as condições de vida da família. E isso são princípios que a Cresol divulga”, destacou Guadanin.
Para o assessor, a principal Política Pública de apoio para a agricultura familiar hoje é o crédito do Pronaf. “Ela contribuiu muito e vai continuar contribuindo para os agricultores familiares”, comentou confiante. Segundo Guadanin, a Cresol, o cooperativismo de crédito, faz a diferença, pois a cooperativa orienta os agricultores.
Ele acredita que o Pronaf é uma Política Pública consolidada, pois ajuda a interiorizar o desenvolvimento, contribui para a produção de alimentos de consumo para os brasileiros, combate a inflação, entre outras vantagens. “O Brasil precisa se desenvolver e precisa da agricultura familiar. E o Pronaf é o principal motor da agricultura familiar e junto com ele os instrumentos de crédito”, enfatizou.
Quanto a sucessão familiar na agricultura familiar, Guadanin salientou que o ideal é as famílias permitirem que os jovens já sejam pequenos empreendedores dentro da própria propriedade familiar e tenham seu próprio crédito e negócio. “O jovem precisa sentir como é a atividade, como faz negociação, como faz um crédito, precisa ser experimentado como agricultor. Se não se abre espaço dentro da família para os jovens experimentarem, errarem e acertarem não vamos manter o jovem no campo”, alertou. “A Cresol contribui, pois apoia as famílias que tem essa visão, que favorece o desenvolvimento dos jovens, busca a permanência deles no campo. O Sistema Cresol ajuda e financia esses jovens”, concluiu Guadanin.

 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS