Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 15/04/2021

Projetos Educacionais da Cresol Sicoper já contemplam mais de 5 mil alunos no atual ano letivo

Temática Educação Financeira está sendo difundida para crianças e jovens

Compartilhe

Compartilhe

Mesmo sendo um ano atípico para o calendário escolar, em função da pandemia do Covid-19, o ano de 2021 representa um importante marco para o trabalho social desenvolvido pela Cresol Sicoper junto às comunidades escolares. A temática Educação financeira está sendo fomentada através de dois projetos educacionais, sendo o Mesadinha e sua Turma para crianças de 6 a 9 anos, e o Juventude Cooperativista Escola para jovens de 14 a 17 anos. Os Multiplicadores Cresol estão com a importante responsabilidade de difundir o cooperativismo e a educação financeira, seja de forma presencial, remota ou híbrida, e tanto para escolas públicas quanto privadas.

Assim que firmadas as parcerias com as Secretarias de Educação e escolas, o Multiplicador do Sistema Cresol, media a realização do projeto. As atividades iniciaram com o ano letivo, sendo que já são cerca de 5 mil estudantes contemplados, sendo 3.500 crianças e 1.500 jovens. E os projetos estão sendo apresentados em grande estilo, com uma live de lançamento no dia 11 de maio, organizada e produzida pelo Cresol Instituto, com palestra do filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário, Mario Sergio Cortella. A live contará com a participação de dirigentes e profissionais do Sistema Cresol, bem como dos Multiplicadores dos Projetos.

Conforme descreve a funcionária da Área de Desenvolvimento & Relacionamento, ligada à Gerência Institucional da Central Cresol Sicoper, Edivanda de Fatima Mello, “queremos contribuir para um modelo de sociedade no qual as pessoas possam compreender o papel da cooperação, uso adequado do dinheiro, consumo consciente, importância de poupar e a relevância do planejamento financeiro, tendo como base o comportamento ético e sustentável”, pondera Mello.

Sobre o Projeto Mesadinha e sua Turma
A coleção de livros Mesadinha e sua Turma é o principal instrumento para levar informações e conceitos essenciais de cooperativismo e educação financeira às crianças do Ensino Fundamental, contemplando crianças de 6 a 9 anos. As histórias são contadas através de fábulas, onde são apresentadas atividades cotidianas dos personagens, os cenários do campo e da cidade, e são trabalhados os temas cooperativismo, produção e consumo, sustentabilidade e Educação Financeira.

Paralelamente, são promovidas atividades nas escolas, todas elas conduzidas pelos Multiplicadores em parceria com os professores e as respectivas direções visando observar, vivenciar e aprender sobre os mais diversos temas vinculados ao cooperativismo e à educação financeira. Ao término do projeto, as crianças, professores regentes da turma e Multiplicadores recebem um certificado de 20 horas emitido pelo Cresol Instituto.

Sobre o Juventude Cooperativista Escola
O projeto prevê 8 cartilhas de apoio que são trabalhadas ao longo de 8 encontros. Neles, são abordados 3 eixos temáticos, sendo o Educação Cooperativista, o Educação Financeira e o Profissionalizante. No primeiro é apresentado o cooperativismo como um modelo de empreendimento sustentável baseado em valores, princípios e fundamentos importantes para a sociedade. O segundo visa com que possam compreender a diferença entre necessidades e desejos, bem como a importância do planejamento pessoal e familiar, estimulando assim o consumo sustentável. Por fim, o terceiro eixo visa estimular no jovem o desenvolvimento pessoal e profissional, despertando competências e habilidades e contribuindo para o alcance dos seus objetivos.

Imagens: Divulgação