A outra mudança diz respeito ao número de operações que cada jovem pode contratar. Agora, podem ser concedidos até três financiamentos para cada beneficiário. Antes, era apenas uma operação. O limite por beneficiário é de até R$ 15 mil em cada operação. Os encargos financeiros são de 1% ao ano, o prazo de pagamento é de até 10 anos e até três de carência.
“As inovações contribuem diretamente para o desenvolvimento da agricultura familiar, já que mais jovens poderão acessar os financiamentos e um maior número de operações poderá ser efetuado pelo mesmo jovem”, explica o diretor do Departamento de Financiamento e Proteção à Produção da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, João Luiz Guadagnin.
Podem acessar a linha de crédito:
• Jovens com mais de 16 anos e com até 29, integrantes de unidades familiares que apresentem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa;
• Jovens que tenham participado de curso ou estágio de formação profissional definido pela SAF/MDA;
• Jovens que tenham orientação e acompanhamento de empresa de assistência técnica e extensão rural;
• Jovens que tenham concluído ou cursam o último ano em escolas técnicas agrícolas de nível médio;
• Jovens que tenham se concluído ou estudam em Centros Familiares Rurais de Formação por Alternância, que intercalam a formação técnica do aluno em sua propriedade com a formação teórica geral na escola.
As medidas constam no Plano Safra da Agricultura Familiar, vigente desde 1º de julho deste ano.
Pronaf Jovem
A Cooperativa Cresol é o operador do Pronaf Jovem, a fim de facilitar a inclusão dos jovens na política pública e estimular a permanência deles no campo. Este projeto combina a política pública do governo federal, o papel da cooperativa como agente de desenvolvimento e o jovem que tem na linha de crédito uma expectativa de implantar na sua comunidade o seu projeto de vida.