Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 03/11/2020

Saiba tudo sobre o Pix

Confira os principais pontos da novidade e saiba como se cadastrar

Compartilhe

Compartilhe

O Pix, novo sistema de pagamento instantâneo, iniciou a fase de testes na terça-feira (3) pelas instituições financeiras. O serviço foi liberado para uma base de 1% a 5% dos clientes cadastrados, escolhidos pelas instituições.

A disponibilidade, velocidade, conveniência e segurança do Pix estão à disposição na Cresol. Confira os principais pontos desta novidade e tire suas dúvidas.

Afinal, o que é o Pix?

Pix é um método de pagamento instantâneo que promete revolucionar nossas transações bancárias. A transferência eletrônica ocorre diretamente da conta do pagador para a conta do recebedor, sem intermediários. Essa característica torna o procedimento muito mais veloz, bastando dez segundos para o dinheiro chegar ao destino.

As transferências podem ser efetuadas nos finais de semana?

Sim, ele deverá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Além do dinheiro entrar na conta de destino na hora, ele também pode substituir os cartões de crédito e débito em estabelecimentos comerciais. Ou seja: os consumidores têm, a partir de agora, mais uma opção segura para realizar as compras. Ninguém precisará andar com dinheiro vivo no bolso.

Como ativar o Pix na Cresol?

Primeiro, mantenha seu Internet Banking Cresol sempre atualizado. Ao fazer seu login, haverá um ícone do Pix para você cadastrar as suas chaves. Feito isso, aguarde o mês de novembro e já poderá usar.

Quais são as formas de utilizar o Pix?

Existem duas maneiras de fazer um Pix. Ou informar os dados bancários, como você já faz em uma transferência, ou utilizar a Chave Pix. Essa Chave Pix é como um apelido cadastrado para identificar a sua conta, podendo ser o CPF, telefone, e-mail ou um código aleatório gerado pelo aplicativo. A intenção da chave é ser mais fácil para pagar ou receber, podendo informar apenas um dado ligado ao banco, que é a sua Chave Pix cadastrada na instituição financeira.

Haverá custo para Pessoas Físicas ou Jurídicas?

Inicialmente, a Cresol não vai cobrar nada dos seus cooperados, nem para PF, nem para PJ. O Pix será totalmente gratuito para realizar as transações. É importante lembrar que, como em uma TED, é necessário ter saldo em conta.

O Pix pode ser usado em mais de uma instituição?

As Chaves Pix são limitadas. Cada PF pode ter até cinco, enquanto PJ pode ter até 20. Você escolhe quais chaves vão ser cadastradas na instituição de sua preferência. Só não pode repetir a mesma Chave Pix em diferentes instituições.

Acesse o site da Cresol e saiba mais sobre nossas soluções financeiras.