Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 14/12/2017

Seminário discute papel, desafios e o futuro da Agricultura Familiar e suas organizações

Evento foi realizado em Chapecó (SC)

Compartilhe

Compartilhe

A Articulação Sul das Entidades da Agricultura Familiar realizou nesta quinta-feira, dia 14, o I Seminário Sul sobre o papel, os desafios e o futuro da Agricultura Familiar e suas organizações frente ao novo cenário do Estado brasileiro. Com o lema “Por uma Agricultura Familiar com renda e com gente”, a atividade foi realizada no auditório da Cresol Central SC/RS, em Chapecó (SC). Participam da Articulação Sul de Entidades a Cresol Central SC/RS, Cresol Sicoper, Fetraf Sul, Unicafes, Cooperhaf, UFFS e Apaco.

No primeiro painel do seminário, o deputado federal Pedro Uczai falou sobre o cenário nacional, abordando o papel do Estado, as Políticas Públicas e a Agricultura Familiar. Na sequência, o professor da Universidade Federal de Blumenau (Furb), Marcos Rodrigues, discorreu sobre o estado brasileiro, o desenvolvimento rural e a Agricultura Familiar.

À tarde, o tema em debate foi “Os desafios e perspectivas para as organizações da Agricultura Familiar”, tendo como ministrante Pedro Christofoli, professor do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no campus de Laranjeiras do Sul. Ele pesquisa temas como reforma agrária, desenvolvimento territorial, agroecologia e economia solidária.

O Coordenador da Contraf, Marcos Rochinski, por sua vez, apresentou a visão do movimento sindical quanto aos desafios e perspectivas. O Presidente da Unicafes-RS, Gervásio Pluchinski, tratou sobre a visão do movimento cooperativista de economia solidária e, ainda, o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, falou sobre a visão do Cooperativismo de Crédito. Ao final das atividades, houve debate e elaboração de propostas.

Assessoria de Imprensa Cresol Central SC/RS