Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 08/12/2016

Seminário é concluído com o planejamento estratégico para 2017

Trabalho em grupos e construção coletiva marcaram último dia do evento

Compartilhe

Compartilhe

O terceiro e último dia do Seminário “O sucesso do Cooperativismo de Crédito Solidário em Tempos Modernos” teve as atenções voltadas para o planejamento estratégico do Sistema Central Cresol Sicooper e suas Cooperativas Singulares para o ano de 2017. A manhã iniciou com o painel “Avaliação da metodologia de gestão das Cooperativas, especialmente, no tema de incorporações e fusões”, tendo como experiência a reengenharia do sistema canadense Desjardins, a qual foi apresentada por Jean Bergevin, bem como apresentação da política para incorporações e fusões aplicadas pela central.

Ainda no primeiro momento, os participantes foram divididos em grupos para uma atividade de debates e reflexões sobre o tema. Neste ambiente, cada grupo teve a presença de Cooperativas incorporadas e incorporadoras, que apresentaram ao grupo a sua experiência, para assim debaterem sobre os critérios que devem nortear esta ação. Posteriormente, foi apresentada para a grande plenária a síntese dos trabalhos.

Para encerrar a segunda edição deste Seminário, foram apresentadas as ações estratégicas para o próximo período, no que diz respeito a expansão, indicadores e estratégias centrais. Conforme o participante do evento e Diretor da Cresol Frederico Westphalen, Loreno Cerutti, o evento reascendeu as ações do dia a dia das Cooperativas e as experiências apresentadas mostraram as trajetórias de sucesso, das quais é possível se espelhar. O Diretor da Cresol Dona Emma, Cleiton Loch, descreve que o tema do seminário foi muito importante, permitiu avançar nos debates e construir grandes propostas para que o Sistema possa crescer e se tornar cada vez mais forte, sem ter medo das mudanças necessárias para este processo.