Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 05/07/2017

Seminário Internacional de Cooperativismo de Crédito Solidário teve sequência nesta quarta-feira

O evento ocorreu na comunidade de Colônia Bacia nos dias 04 e 05 de julho, reunindo representantes do Brasil, Argentina, México, Alemanha e Espanha.

Compartilhe

Compartilhe

O Cooperativismo de Crédito Solidário é baseado em princípios como autogestão, democracia, participação, igualitarismo, cooperação no trabalho, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Dessa forma, com o tema “O cooperativismo solidário transformando a humanidade”, a Cresol Base Oeste e Cresol Central SC/RS realizaram o 1º Seminário Internacional do Cooperativismo de Crédito Solidário. O evento ocorreu na comunidade de Colônia Bacia nos dias 04 e 05 de julho, reunindo representantes do Brasil, Argentina, México, Alemanha e Espanha.

            Neste segundo dia de seminário foi realizado o quinto painel tratando sobre o crédito como “motorizador” de um sistema de Economia Social e Solidária (Ecosol) – Desafios e ameaças a partir das Regras de Basiléia e os referenciais da Ecosol a partir da visão de Movimento de Trabalhadores. Participaram do painel  o presidente da Confederação Latino Americana de Cooperativas e Mutuais de Trabalhadores (Colacot), Rafael Martinez Ponce, o Secretário Geral da Colacot, Rogério Dalló, a presidente da Mutual Dr Arturo Onãtivia, Nora Landart (da Comissão de Equidade de Genero da CAM), o sócio fundador da Coop 57 e coordenador do Casal/Espanha e o membro do Conselho Reitor da Coop 57 e membro do Casal, José Manuel Ruiz Garcia.

Já no sexto painel foi abordado sobre a Experiência de Cooperativismo de Crédito Solidário apoiado pela Misereor e Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (Cais) e a importância da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Humanindade, tratado pela Organização das Nações Unidas para a Alimetação e a Agricultura (FAO).

            Durante o evento também foi realizada uma homenagem a todos os atores que foram imprenscindíveis na luta e consolidação do Cooperativismo de Crédito Solidário no Brasil.

 

 

 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS