Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 13/01/2014

Serviços Financeiros

Crédito Rural e a Agricultura Familiar são temas de artigo em livro do Sebrae
Serviços Financeiros

Compartilhe

Compartilhe

O Presidente do Instituto Infocos, Vanderley Ziger, representou o Sistema Cresol Baser no volume cinco da coletânea Pequenos Negócios – Desafios e Perspectivas – Serviços Financeiros, do Sebrae com o artigo “O Crédito Rural e a Agricultura Familiar: desafios, estratégias e perspectivas”.

Vanderley Ziger é agricultor familiar de Coronel Vivida no Sudoeste do Paraná, e durante dez anos foi o presidente do Sistema de Crédito Rural com Interação Solidária do Brasil, a Central Cresol Baser, e hoje também é vice-presidente do Fórum Latino Americano e do Caribe de Finanças Rurais, Forolacfr e no artigo publicado mostra os desafios enfrentados nesse período, destacando os avanços do cooperativismo solidário e da agricultura familiar, na construção de um novo rural brasileiro.

O livro que tem prefácio do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, traz 24 artigos analíticos assinados por 32 especialistas em mercado financeiro, entre autoridades, agentes, gestores e pesquisadores. “Um panorama atual e detalhado com reflexões plurais sobre o cotidiano dos serviços financeiros, tendo em vista os pequenos negócios”, define o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, que coordena a publicação, volume 5 da coletânea Pequenos Negócios – Desafios e Perspectivas.

O artigo “O Crédito Rural e a Agricultura Familiar: desafios, estratégias e perspectivas”, de Vanderley Ziger aborda um dos grandes desafios do crédito na agricultura familiar indo além da produção de alimentos, visualizando o campo como um lugar de oportunidades e crescimento, retratando o rural como uma opção de vida, sustentável, com desenvolvimento e modernização em um novo projeto da agricultura familiar.

“O papel do crédito rural é o de gerador de oportunidades, aproximando o beneficiário das políticas que estimulam investimentos em avanços tecnológicos e melhorias nas estruturas das propriedades, mas muito, além disso esse crédito que traz a modernização do campo também auxilia e estimula sua permanência na agricultura, e fortalece o processo de sucessão na agricultura familiar”, comenta Ziger.

Para o Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, os apontamentos e reflexões do artigo nos fazem ter um novo olhar para o crédito na agricultura familiar. “O artigo reflete as conquistas e avanços para esse importante setor da economia que são os agricultores familiares, e também nos faz olhar o crédito rural com novas perspectivas”, diz Thomé, que também destacou a parceria do Sebrae com a Cresol no desenvolvimento das microfinanças.

O artigo traz uma caminhada pela evolução e conquistas da agricultura familiar através das políticas públicas como o Pronaf e outras linhas de crédito além dos avanços do Plano Safra e outros benefícios para o desenvolvimento do rural brasileiro, destacando a atuação do setor no enfrentamento da pobreza nos territórios da cidadania, colocando o crédito rural como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social.

Ziger finaliza o artigo apresentando as perspectivas e também os desafios para a construção de um Novo Rural, colocando questões como a sucessão familiar, a preservação do meio ambiente, a modernização do campo, a escolha do rural como um espaço de vida e o cooperativismo como reflexões para o desenvolvimento e crescimento do crédito na agricultura familiar.

Para ver o artigo completo acesse o site da Cresol:
http://www.cresol.com.br/site/upload/downloads/183.pdf