Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 23/10/2015

SISTEMA ASCOOB REAFIRMA PARCERIA COM A DESENBAHIA E SDR

Compartilhe

Compartilhe

A Cooperativa de crédito Ascoob Sisal, sediou nesta quarta feira (21) o encontro de reafirmação do convênio de parceria entre o Sistema ASCOOB, Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e (SDR) Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado.

Compuseram a mesa de debate o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, o presidente da (Desenbahia) Otto Alencar Filho, Cosme Arisvaldo presidente da Ascoob Central e o prefeito de Serrinha e presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL) Osni Cardoso de Araújo, além dos representantes da Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar (ASCOOB). Participaram também da reunião, Marcelo Matos da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e Ivan Fontes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER). O objetivo do evento foi reafirmar o convênio de operacionalização dos recursos da Desenbahia para o Sistema ASCOOB a partir das boas experiências já obtidas com os agricultores familiares. Otto Filho destaca que além da garantia de mais recurso para o Pronaf, o microcrédito também será pauta de discussão para estruturação das cooperativas.

Em sua fala, o secretário Jerônimo Rodrigues salientou a importância da parceria entre a SDR e ASCOOB, pontuado que “a pauta do crédito é uma exigência do governador Rui Costa que visa ampliar o acesso ao crédito para que seja garantindo a produção de alimentos na propriedade dos agricultores”. O mesmo reforça que as politicas públicas da agricultura poderão ser concretizadas a partir da garantia jurídica e apoio da Desenbahia, que além de disponibilizar o crédito fortalecerá as cooperativas do sistema. Lembra ainda que o encontro foi afirmativo na elaboração de uma agenda com ASCOOB e Agência de Fomento para planejar a ampliação do crédito do PRONAF e microcrédito. Questionado sobre a assistência técnica, ele destaca que o crédito assistido será tema de discussão através da (BAHIATER) paralelo ao filtro do (CMDRS) Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e a agência do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (SETAF). O secretário Jerônimo traz como apelo o pedido aos gestores dos municípios para que as prefeituras disponibilizem energias para a assistência técnica, no intuito de garantir ampliação da produção através do crédito assistido e seguro.

O presidente da Ascoob Central Cosme Arisvaldo destaca que o sistema preza pela gestão profissional e governança cooperativa a partir dos cursos de qualificação para os gestores das singulares e para o corpo funcional de cada uma que compõe o sistema, com ênfase no corpo técnico (agentes de crédito) que são responsáveis pela avaliação da condição e viabilidade que dão acesso ao crédito. Destaca também que o Sistema estará à disposição de novas agendas com a Desenbahia, SRD e CONSISAL para que sejam encaminhadas novas politicas de crédito. 

Fonte: ASCOM – Sistema Ascoob