Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 21/02/2020

Sistema Cresol Sicoper inicia atividades assembleares

Prestação de contas e apresentação de novidades norteiam os eventos

Compartilhe

Compartilhe

Nesta quarta-feira (19 de fevereiro), deu-se início às atividades assembleares no Sistema Cresol Sicoper com a Assembleia Geral da Cresol Humaitá, a qual reuniu mais de 600 participantes. A segunda Assembleia ocorre na noite de hoje, 21 de fevereiro, em Curitibanos (SC), e, posteriormente, em Alfredo Wagner no dia 29 de fevereiro.

A assembleia é a principal instância deliberativa da cooperativa e se caracteriza como importante momento de participação e envolvimento dos associados, onde além de conhecer os resultados, o cooperado também participa das decisões. No entanto, anteriormente às assembleias, as Cooperativas Singulares também costumam realizar as pré-assembleias visando estar ainda mais próximas das comunidades e dos cooperados. Em 2020, o ciclo de atividades envolverá 21 Assembleias Gerais Ordinárias e dezenas de pré-assembleias até o dia 24 de abril, quando ocorrerá a Assembleia Geral Ordinária da Cresol Sicoper. Neste ano, 9 Cooperativas Singulares e a Cresol Sicoper elegerão seus Conselhos para o próximo mandato.

O Diretor-Presidente da Cresol Sicoper, José Silva, ressalta que a realização dessas atividades participativas que envolvem as famílias, são momentos de fazer prestação de contas para que todos acompanhem a saúde das cooperativas e ainda para que celebrem os resultados obtidos no ano anterior. “A realização das pré-assembleias é um momento de mobilização e esclarecimento para que as pessoas possam vir para a assembleia. Esses momentos são de grande importância porque é a cooperativa indo nas comunidades, fazendo interação com as famílias, explicando os objetivos e os propósitos da Cresol. Além disso, presta contas nas mais diversas instâncias e ouve os associados e a sociedade para avaliar se está no caminho certo e onde precisa melhorar”, pondera Silva.

Já Silvano Klassen, Diretor-Presidente da Cresol Humaitá, avalia como foi a conclusão desse processo na cooperativa. “Iniciamos as pré-assembleias da Cresol Humaitá nas comunidades do interior e nas agências de relacionamento em 20 de janeiro. Obtivemos participação de 36% do quadro social, superando em números a participação se comparado com o ano anterior. Também recebemos muitas avaliações positivas de associados, principalmente em relação a forma clara e transparente de apresentar os números e ações realizadas durante o exercício de 2019, bem como as projeções para 2020. Outro ponto importante enaltecido pela assembleia é a participação das mulheres e jovens nos conselhos e órgãos administrativos da cooperativa”, finaliza Klassen.