Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 08/03/2022

Sistema Cresol Sicoper realiza primeira Assembleia Geral

Cresol_inicia_processos_assembleares_de_2022

Compartilhe

Compartilhe

Os Processos Assembleares se caracterizam como importantes momentos para o cooperativismo e para o Sistema Cresol porque os cooperados participam diretamente do processo de tomada de decisões. Na oportunidade é deliberado sobre a prestação de contas do Conselho de Administração referente ao exercício anterior; sobre a destinação dos resultados; eleição e remuneração de novos conselheiros de administração e fiscal; bem como alterações estatutárias, entre outros pontos. A primeira Assembleia Geral do Sistema Cresol Sicoper foi realizada no dia 18 fevereiro, pela Cresol Essência, localizada em Santo Cristo (RS), e reuniu cerca de 4,5 mil cooperados que participaram de forma on-line. Já a última Assembleia Geral deverá ocorrer no dia 22 de abril, pela Cresol Curitibanos.

O processo é dividido em dois momentos, sendo que o primeiro iniciou no começo do ano, através das Assembleias Gerais de Relacionamento (AGR), onde é apresentado aos cooperados a evolução econômico-financeira da cooperativa, bem como suas vantagens em termos de produtos, serviços financeiros e projetos, os quais impactam socialmente os associados e as comunidades onde vivem. Já o segundo momento é a Assembleia Geral, que é quando são apresentadas e aprovadas as demandas e pautas sistêmicas. No entanto, para as cooperativas que possuem representação por delegados, as AGRs equivalem às Assembleias Gerais de Núcleos (AGN), onde as demandas, dúvidas e vontades dos associados são levadas para apreciação da Assembleia Geral de Delegados, que equivale a Assembleia Geral quando há esse tipo de representação de cooperados.

O Presidente da Central Cresol Sicoper, José Silva, pondera que está no propósito do Sistema Cresol a transparência e o relacionamento próximo com os cooperados e com as comunidades. “Por isso, os processos assembleares são momentos muito representa-tivos, quando apresentamos os projetos e as ações desenvolvidas pela Cresol no ano anterior, envolvendo tanto o aspecto econômico quanto o social. Também são espaços para celebrar as conquistas e fazer reflexões de melhorias a serem feitas. Por isso, em nome da do Sistema Cresol Sicoper, desejo muito sucesso na condução dos trabalhos e na mobilização dos cooperados”, descreve Silva.