Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 17/04/2018

Técnicos do projeto agrobiodiversidade e sustentabilidade realizam agenda no Sul de Santa Catarina

Os técnicos do projeto agrobiodiversidade e sustentabilidade, da Coopertec, estiveram de 09 a 13 de abril no Sul de Santa Catarina.

Compartilhe

Compartilhe

Os técnicos do projeto agrobiodiversidade e sustentabilidade, da Coopertec, estiveram de 09 a 13 de abril no Sul de Santa Catarina. Eles visitaram propriedades nos municípios de Anitápolis, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Armazém, Jaguaruna, Treze de Maio, Santa Rosa do Sul e São João do Sul, onde buscaram demandas e acompanharam diversas experiências ligadas ao projeto.
    Na oportunidade, realizaram visitas em propriedades de agricultores que participaram das oficinas de agroflorestas, ocorridas em março no Oeste, visando a implantação desse sistema nas propriedades. Ainda participaram de uma discussão com a Base Sul para a possível realização de um Seminário Regional de Agrofloresta.
    Outras experiências visitadas são a de biodigestores do projeto concluído em 2016. Segundo os técnicos, foi possível perceber a satisfação dos beneficiários com a tecnologia e a manutenção da mesma. Eles visitaram seis propriedades que já instalaram os biodigestores e mais duas que desejam implantar a tecnologia e que serão acompanhadas pelo projeto. Ao mesmo tempo, foi realizada a articulação para intercâmbio de quem quer instalar com quem já tem instalado.
    Na sequência do roteiro, realizaram visita a uma propriedade que irá instalar Sistema de aquecimento solar. A água será utilizada para limpeza de utensílios de uma agroindústria e a implantação será acompanhada pelo projeto.  Outra visita foi em Santa Rosa de Lima, onde existe uma das poucas experiências nacionais de frango orgânico, onde é feita a cadeia completa, desde a produção até o processamento. O objetivo dessa visita foi conhecer e entender o processo para verificar a possibilidade de replicação em outras regiões da Cresol.  Os técnicos salientam que em discussão com cooperativas locais surgiu a demanda para produção de frango e ovos caipiras e já há uma oficina pré-agendada para maio, com assessoramento da Udesc.
    Também fez parte da agenda visitas a propriedades orgânicas que trabalham com produção de hortaliças e frutas para troca de experiências. Além disso, os técnicos conheceram  uma propriedade que tem produção de sementes crioulas – soja, milho, cebola, arroz, vassoura, feijão, entre outras. A propriedade de Treze de Maio poderá ser assessorada, visando produção local de sementes para replicação. Os técnicos avaliam a viagem como produtiva. “Abriu caminhos para ações mais concretas, trocas de experiências e futuras parcerias. Já saímos com agendas organizadas e encaminhamos acompanhamento para implantação de biodigestores, aquecedores de água e oficina de produção de frangos e ovos caipira orgânico, além de sistemas agroflorestais ”, ressaltam.

 

 

 

Mais fotos em https://www.facebook.com/sistemacresolcentral/

 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS