A Cresol Agri-Agência participou, de 9 a 13 de setembro, da Conferência Global da Iniciativa Florestal e Agrícola, realizada em Santa Cruz de la Sierra e Concepción, na Bolívia. O evento reuniu governos, setor privado e organizações de produtores de 15 países para discutir a melhoria dos meios de subsistência e a sustentabilidade das áreas rurais.
A conferência é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e parceiros como o IIED, IUCN e AgriCord. A participação da Cresol aconteceu no segundo dia, dedicado a discussões sobre o acesso de organizações de produtores a investimentos e fundos globais.
O painel “Das raízes comunitárias à inclusão financeira” foi apresentado por Luiza Rodrigues e Fernando Neto, analistas de Relacionamento da Cresol Agri-Agência, e destacou a experiência de mais de 30 anos da Cresol no desenvolvimento de um modelo financeiro voltado ao meio rural.
Do local ao global
A participação mostrou como uma iniciativa comunitária criada para enfrentar a escassez de crédito em áreas rurais se estruturou em um modelo financeiro autônomo, regulamentado e escalável. A trajetória da Cresol, iniciada por 27 agricultores a partir da mobilização de recursos dos próprios associados, exemplificou como a formação de poupança local, a governança e a disciplina financeira podem construir sustentabilidade no longo prazo.
O modelo cooperativista, que foi pioneiro no Brasil, também evidencia como parcerias e recursos internacionais podem atuar como instrumentos de ampliação e escala de iniciativas já estruturadas localmente, contribuindo para que organizações de produtores desenvolvam capacidade própria de gestão e acesso a mercados e financiamento.
Sobre a Cresol Agri-Agência
A Cresol Agri-Agência está credenciada à AgriCord desde 2018. Com foco de atuação na América Latina e África, busca promover o cooperativismo solidário e o fortalecimento das organizações cooperativas como uma estratégia para superar as realidades de pobreza do campo. Utilizando os princípios da Cooperação Sul-Sul, atua com o compromisso de compartilhar as experiências do Sistema Cresol que contribuem para o fortalecimento do cooperativismo no Brasil.
Sobre a Cresol
Com 31 anos de história, mais de 1,2 milhão de cooperados e 1.060 agências de relacionamento, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil. Com foco no atendimento personalizado, fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.