Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 03/06/2022

Cresol apoia ações socioambientais

A Cresol é apoiadora de ações socioambientais que buscam minimizar os impactos no meio ambiente.
aratiba 1

Compartilhe

Compartilhe

A Cresol é apoiadora de ações socioambientais que buscam minimizar os impactos no meio ambiente. É o caso da Cresol Aratiba que desde o ano passado assinou um termo de parceria com a Químia Soluções Ambientais de Erechim, pelo qual a cooperativa patrocina quatro pontos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos eletrônicos, instalado na sede das prefeituras de Severiano de Almeida, Mariano Moro, Barra do Rio Azul e na Escola Municipal de Aratiba.

Só nos pontos patrocinados pela Cresol, no último semestre foram recolhidas aproximadamente quatro toneladas de materiais.

O objetivo dessa parceria é proporcionar à população a oportunidade de fácil acesso a destinação ambientalmente adequada de equipamentos eletroeletrônicos, informática e telefonia pós-consumo. Podem ser entregues nestes pontos: monitores, teclados, mouses, celulares e acessórios, fios e cabos de força, drives, MP3, placas, fontes, memórias, HDs, conectores, estabilizadores, CDs, DVDs, pen drives, caixas de som, disquetes, modem, televisores, micro-ondas, liquidificadores, entre outros.

A disponibilização do Ponto de Entrega Voluntária e o recolhimento dos resíduos eletrônicos são realizados pela Químea que também encaminha para o tratamento correto, impedindo que esses equipamentos prejudiquem o meio ambiente. As coletas são realizadas mensalmente e a Cresol patrocina os custos do recolhimento e destinação.

Só nos pontos patrocinados pela Cresol, no último semestre foram recolhidas aproximadamente quatro toneladas de materiais.

Por um mundo mais sustentável

Outras ações também são realizadas constantemente pela Cresol com o objetivo de contribuir com um mundo mais sustentável. A Cresol Noroeste, por exemplo, realizou  uma ação interna neste dia 03 de junho, em alusão ao Dia do Meio Ambiente (05/06), para  conscientizar e engajar os funcionários a excluir o uso de copos descartáveis nas agências, diminuindo a produção de plástico que vai para o lixo.

Também é foco da ação orientar a separação correta do papel que é descartado, tirando-o do lixo comum e posteriormente enviando para reciclagem, além do consumo consciente de energia.

Atividade interna foi realizada na Cresol Noroeste.

Além disso, essa atitude de diminuir o uso de copos descartáveis vem sendo adotada por outras agências, cooperativas, Bases e Central. Também são realizadas frequentemente ações de plantio de árvores. Recentemente, por exemplo, em comemoração aos primeiros 100 dias da agência em Cordilheira Alta a Cresol plantou 200 mudas de árvores. Já a Cresol Concórdia possui o Projeto Novos Tempos no qual a cada nova conta aberta nas unidades da cooperativa uma nova árvore é plantada.

É por meio dessas pequenas atitudes, realizadas por várias pessoas, que fazemos a diferença para as futuras gerações.