Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 09/06/2022

Cresol conecta jovens de 14 estados brasileiros ao mundo dos negócios

Projeto “Juventude Conectada”, idealizado pela cooperativa financeira, chega ao seu terceiro ano contando com a participação de quase 400 jovens de 14 estados do país
Juventude Conectada

Compartilhe

Compartilhe

Sendo uma Cooperativa Financeira que levanta a bandeira das “finanças inclusivas”, a Cresol tem entre suas principais frentes de atuação o “microcrédito” destinado a um nicho da população que inclui principalmente mulheres do interior e jovens entre 18 e 29 anos. Só em 2021, a Cooperativa alcançou R$3,89 bilhões na carteira total para jovens, número que representa um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Além disso, vale também ressaltar que atualmente 23,2% do quadro social de seus cooperados são representados por jovens.

Um dos projetos sociais desenvolvidos pela Cresol direcionados para este público é o Juventude Conectada. A iniciativa, que chega ao seu terceiro ano de realização, inicia mais uma edição agora contando com a participação de 395 jovens, com idade entre 18 e 25 anos, pertencentes a 14 estados brasileiros. A edição 2022 teve seu início no dia 19 de maio, e contou com a presença do presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri e com o presidente do Cresol Instituto Cresol Baser, Alzimiro Thomé, além dos presidentes da Sicoper e Ascoob.

Se fosse para resumir o projeto em uma palavra eu usaria “Inspirador”, pois o objetivo principal é inspirar o jovem a ser protagonista da sua própria jornada. Nós os conectamos com a essência cooperativista por meio de uma experiência de aprendizagem, da qual os participantes não só vão absorver conhecimento, mas também terão a oportunidade de disseminá-lo em suas comunidades. Em 2021, tivemos a 2ª turma de jovens conectados, onde foram impactados mais de 280 participantes. Para este ano, a expectativa é que esse número seja ainda maior”, avalia Cledir Magri.

Sendo uma realização do Cresol Instituto, o projeto “Juventude Conectada” foi desenvolvido com o objetivo de estreitar o relacionamento da Cooperativa com o público jovem, promover a educação cooperativista, financeira e o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. A iniciativa também tem conexão com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Redução das Desigualdades e no Consumo e Produção Responsáveis.

O conteúdo educativo é todo elaborado pelo Instituto e “gamificado”, o que deixa o processo de aprendizagem mais dinâmico, além de ser uma estratégia de valorizar e engajar os participantes, que vai acumulando pontos ao decorrer do projeto. Nesta edição, que teve início no dia 19 de maio, os jovens terão uma jornada de 14 semanas, onde serão abordados diversos temas que vão dede o planejamento familiar e financeiro, economia, empreendedorismo, mercado de trabalho e protagonismo, sempre norteados por 3 principais eixos: Cooperativismo, Educação Financeira e Educação Profissional.   

Júlia Flores Correa, 22 anos, de Pinheiro Machado (RS), participou do projeto e não só absorveu conhecimento como ganhou a oportunidade de “aplicá-lo” de forma concreta. “Depois de ter tido um bom desempenho e ter o privilégio de conhecer a sede da Cooperativa, fui convidada para compor o time de conselheiros da Cresol Rio Grande do Sul. Fiquei muito animada com o convite e muito feliz com a confiança no meu trabalho. Espero que seja uma trajetória de muito aprendizado e que eu possa somar ao time, levando o ponto de vista de uma jovem empreendedora rural, contribuindo para o desenvolvimento de ideias e projetos auxiliando no desenvolvimento sustentável por meio do cooperativismo, que tive a oportunidade de conhecer pelo Juventude Conectada”.  

Sobre a Cresol

Com 26 anos de história, mais de 720 mil cooperados e 699 agências de relacionamento em 17 estados, a Cresol é uma instituição financeira que está se consolidando entre as principais cooperativas financeiras do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Em 2021, a cooperativa encerrou o ano com R$ 16,8 bilhões em ativos e destacou sua solidez entre as instituições financeiras cooperativas.