Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 28/06/2022

Cresol realiza capacitação de Prevenção à Fraude

Nestes dias 27 e 28 de junho foi realizado o curso de Prevenção à Fraude – Documentoscopia e Grafoscopia – na modalidade presencial, com assessoria do professor Manoel Affonso, da empresa Acert.
prevencao 1

Compartilhe

Compartilhe

Nestes dias 27 e 28 de junho foi realizado o curso de Prevenção à Fraude – Documentoscopia e Grafoscopia – na modalidade presencial, com assessoria do professor Manoel Affonso, da empresa Acert. A atividade reuniu mais de 20 funcionários do Sistema Cresol Central Brasil, no auditório da Cresol Chapecó.

            A documentoscopia é a ciência aplicada para verificar a autenticidade dos documentos. Por isso, no primeiro momento o curso capacitou sobre a prevenção de fraudes e identificação de documentos, cédulas e cheques falsos. Além disso, foi tratado sobre procedimentos ao receber cédulas falsas.  

            Manoel Affonso deu dicas aos participantes de como identificar as Cédulas de Identidades (RG) falsificadas com base nas regras de cada unidade da Federação, como analisar Cédula de Identidade de Estrangeiro, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF, Carteira Digital de Trânsito, entre outros.

            Já no segundo momento foi abordado sobre Grafoscopia, conceito, leis da escrita, o grama, trajetória, dinâmica, técnicas genéricas e genéticas e fatores. Segundo o professor, a grafoscopia é parte da Documentoscopia e tem como objetivo verificar a autenticidade ou autoria dos grafismos.

            Manoel Affonso é perito em documentoscopia, leciona a matéria de fraudes documentais para o mercado financeiro e atua no ramo há 20 anos. Para o professor, é importante que a sociedade em geral entenda as formas e as regras de documentos para se proteger de ataques de fraudes documentais. “A fraude sempre estará presente no comportamento humano, então todas as áreas, seja linha de frente ou retaguarda das cooperativas necessitam de uma capacitação específica para poder identificar fraudes em documentos. Isso vai fazer com que os riscos sejam menores e os negócios sejam mais efetivos”, destaca. “Só vai deixar de existir fraude se acabar a humanidade”, salientou. Por isso, a Cresol busca capacitar sua equipe técnica e trabalhar com a prevenção.

            A funcionária da agência de Nova Itaberaba, Roseli Daga, frisou que o curso foi muito interessante e de muito conhecimento. “Principalmente por ter a parte prática, foram mostrados documentos, não só na teoria. Muitas dicas vão nos ajudar na cooperativa para a identificação de documentos verdadeiros e falsos. Foi muito interessante, um dos melhores cursos que já participei e com certeza vamos usar diariamente”, relatou Roseli.