Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 11/08/2009

DO CHÃO DO SERTÃO, BROTANDO UMA OUTRA EDUCAÇÃO!

DO CHÃO DO SERTÃO, BROTANDO UMA OUTRA EDUCAÇÃO!

Compartilhe

Compartilhe

Sob a coordenação do DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA da ASCOOB, a Secretaria Municipal de Educação de Pintadas e o Setor de Educação do MOC, e contando com a participação solidária, maciça e construtiva de todas as Secretarias Municipais de Educação, Instituições, Organizações, Entidades e Movimentos Sociais que trabalham com a EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA o referido território; aconteceu dias 30 e 31de julho, o I FORUM TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA da BACIA do JACUÍPE.

Objetivando fomentar e provocar processos reflexivos e construtivos de Educação Contextualizada nos Gestores e Sociedade Civil Organizada da Bacia do Jacuipe, o I FORUM aconteceu num clima de fraternidade, construtividade, responsabilidade e num profundo espírito de ANALISE dos PROJETOS em Educação Contextualizada praticados no território: OSCP-Pintadas, EFA-Quixabeira, CAT-Riachão do Jacuípe, EDUCAÇÃO QUE A GENTE QUER-Varzea do Poço. Partindo destas práticas, partimos para a reflexão TEÓRICO-METODOLÓGICA em Educação Contextualizada, onde contamos com a participação de instituições e organizações que desenvolvem ações nesta perspectiva: – Diocese de Ruy Barbosa, MOC, RESAB-IRPAA e da SUDEB/SEC-BA. As reflexões ajudaram a clarear e aprofundar os pressupostos teóricos – metodológicos em educação contextualizada no SAB ( Semi-árido Brasileiro ).

Embasados nestas e noutras reflexões, fomos para a CONSTRUÇÃO de PERSPECTIVAS para a EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA na Bacia do Jacuipe, onde foram apresentadas as Propostas de Diretrizes para a Educação do Campo na Bahia; Caminhos e Construções da Educação do Campo, partindo das experiências e vivencias do MOC e as Construções Estratégicas da REDE DE EDUCAÇÃO DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO, apresentadas pela RESAB. Partindo para AÇÕES ESTRATÉGICAS no território, a PLENÁRIA foi organizada em três grandes GRUPOS TEMÁTICOS, para a : – CONSTRUÇÃO dos Referenciais Políticos em Educação Contextualizada; Referenciais Curriculares Contextualizados e Materiais Didáticos Contextualizados.Os Compromissas Aprovados e Assumidos pela PLENÁRIA GERAL do FORUM estarão sendo PUBLICIZADOS em RELATÓRIO que já sendo confeccionado pela coordenação colegiada do G.T de Educação da Bacia do Jacuípe.

Reis Oliveira (Assessor Pedagógico ASCOOB)

Preencha o formulário para se desinscrever da campanha

Informações disponíveis em breve.