O primeiro Fórum das Lideranças da Agricultura Familiar de Chapecó e Região foi realizado no último sábado (30/07), na comunidade de Colônia Bacia. O evento reuniu 300 lideranças e foi organizado pela Cresol Chapecó, Sintraf, Apaco, Ucaf e Cooper Familiar.
“Reunimos as lideranças com o objetivo de, além de comemorar o Dia do Agricultor, também fazer uma reflexão”, destaca o presidente da Cresol Chapecó, Paulo Munarini. “Refletir o que as entidades estão fazendo e o que podem fazer para ajudar a agricultura familiar. Além disso, a Cresol e demais entidades demonstram para a sociedade a importância do agricultor na produção de alimentos para o Brasil e para o mundo”, acrescenta. “As palestras foram oportunas, com professores que nos apresentaram um diagnóstico da situação e perspectiva para o futuro tanto na área da agricultura familiar, da sucessão familiar, quanto nos aspectos econômicos. Recebemos elogios dos participantes sobre o evento, então acreditamos ter sido assertivos”, finaliza Munarini.
Já o presidente do Sintraf, Maikon da Rosa destaca a presença massiva das mais de 90 comunidades que compõem a base do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Chapecó e região. “Queremos desta maneira saudar e celebrar todos aqueles que são essenciais para a soberania alimentar desta nação”, reforça.
Programação do Fórum
A atividade contou com o debate sobre “Novas tecnologias e sucessão familiar”, assessorada pelo professor doutor Celso Zarpellon. Outro tema foi “Economia e agricultura familiar”, com o professor doutorando Neuri Alves. Durante o evento ainda, os funcionários da Cresol Chapecó Fábio Martini, que é técnico agrícola, e Nilmar Borges, engenheiro agrônomo, abordaram sobre a “Importância e cuidados para com as linhas de crédito e Proagro”.
Para encerrar a atividade, Gisely Niedemayer tratou sobre o tema “Vivendo a cooperação com o cooperativismo”. Gisely é formada em Administração e em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional. Atualmente trabalha na AuroraCoop – Matriz de Chapecó, no Departamento da Fundação Aury Luiz Bodanese – FALB.
