Esta semana, foi iniciada a distribuição em Minas Gerais, nos territórios do Médio Jequitinhonha, Noroeste de Minas, Serra Geral e Vale do Mucuri, beneficiando 3.600 famílias, com 54 mil quilos de sementes. E, ainda, na Bahia, no território do Velho Chico, beneficiando 2.800 famílias, com cerca de 42 mil quilos.
O Programa de Sementes conta com a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Do total de recursos investidos na ação, R$ 11,5 milhões, o MDA entra com R$ 9,5 milhões e a Embrapa com R$ 2 milhões.
A distribuição iniciada esta semana está ocorrendo de acordo com o calendário agrícola dos territórios. Ainda em dezembro será liberada a distribuição para o Piauí. Em 2009, para os demais estados.
Segundo o secretário de agricultura familiar do MDA, Adoniram Sanches Peraci, os dois primeiros anos de distribuição de sementes já registraram melhoras na qualidade da lavoura e no aumento da produtividade de agricultores que receberam as sementes.
Programa
Este é o terceiro ano do Programa de Sementes. No primeiro ano (2006), foram distribuídas sementes para 40 mil famílias. Em 2007, este número aumentou para 92 mil famílias.
A estratégia de distribuição de sementes é apenas uma das ações do Programa voltado para a agricultura familiar do nordeste, que tem a finalidade de agir em caráter emergencial distribuindo sementes para socorrer agricultores inscritos no Garantia-Safra e que moram em municípios que compõem os territórios da cidadania rurais.
Na Bahia as sementes serão distribuídas para os agricultores residentes nos territórios do Velho Chico e do Sisal, sendo que para o primeiro a distribuição já começa neste mês de Dezembro e para o Sisal a previsão de início é para o mês de Abril de 2009.
Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Cartões Cresol