Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 25/03/2022

Representantes do Banco Central visitam Sistema Cresol

Objetivo do encontro foi conhecer as ações voltadas a Educação Financeira desenvolvida pela Cresol a partir do seu Instituto
Agenda na Cresol Baser e no Cresol Instituto
Agenda na Cresol Baser e no Cresol Instituto

Compartilhe

Compartilhe

Representantes do Banco Central do Brasil visitaram durante a última semana o sistema Cresol e as iniciativas de cada uma das suas centrais situadas no sul do País. A comitiva composta por Priscilla Lhacer, supervisora do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições não Bancárias (DESUC), Stanislaw Zmitrowicz e Moisés Aluizio Ferreira Barbosa Coelho do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (DEPEF), foi recepcionada pelo Gerente do Cresol Instituto, José Vandresen, que acompanhou as reuniões.

Em cada uma das visitas os representantes conversaram com diretores e presidentes das centrais: Alzimiro Thomé (Presidente Cresol Baser), Elias José de Souza (Presidente Central Brasil) e Jonas Klein (Diretor Executivo Sicoper) e conheceram sobre as ações realizadas pelo sistema Cresol.

Segundo José Vandresen, gerente do instituto, objetivo da visita foi acompanhar as ações que o sistema Cresol desenvolve em relação a educação financeira e sua atuação junto ao cooperado. “Estamos desde 2017 internalizados na estratégia da educação financeira, e a Cresol integrou nesse propósito participando das semanas nacionais e também das reuniões com o Bacen. Hoje, praticamente 90% das ações de educação financeira nas instituições reguladas pelo Banco Central são realizadas pelas cooperativas de crédito, e a Cresol possui um plano de ação para continuar trabalhando o tema vinculado ao negócio e, principalmente, fortalecendo a experiência de ter uma relação saudável com o crédito para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou Vandresen.

Além do contato com cada uma das centrais, os representantes realizaram uma visita a Cresol Vanguarda, cooperativa singular que tem sua sede em Xaxim/SC. Na oportunidade, o presidente da cooperativa, Gilmar Scatolin, e o diretor superintendente, Wagner Adriano Tartari, apresentaram sobre a atuação da Cooperativa no que tange a Educação Financeiro. As conquistas com os projetos educacionais Um Olhar para o Futuro, Juventude Cooperativista e Juventude Conectada e Educadores Financeiros, foram abordados pela cooperativa que enfatizou os resultados de 2021 e a expectativa para este ano.

Visita ao Cooperado
A comitiva do Bacen também conheceu a empresa Xaxinense, Casa do Salame. Com 26 anos de atuação no mercado de frios e embutidos derivados da carne suína, a empresa familiar é cooperada da Cresol há cerca de sete anos. Durante a visita, os representantes questionaram os motivos pelos quais a família optou em trabalhar com cooperativas. Ao responder, o patriarca da família, Adelto Barrionuevo, destacou que o atendimento personalizado e a confiança do sistema que cresce a cada ano fazem toda a diferença no momento que precisar efetuar qualquer operação financeira.

A preocupação com a saúde financeira do empreendimento foi algo destacado pelo filho, Matheus Barrionuevo. Segundo ele, todos os investimentos, seja em estrutura física ou novos produtos, são planejados de acordo com o faturamento da empresa e para isso, sempre contaram com o apoio da Cooperativa. A mãe e a irmã de Mateus, Arlei e Maisa Barrionuevo, respectivamente, também auxiliam na administração do negócio.

O presidente da Cresol Vanguarda, salientou que receber a visita do Banco Central é a confirmação de que a Cooperativa está cumprindo com seu papel enquanto Instituição Financeira Cooperativa que busca o desenvolvimento dos seus cooperados. Wagner Tartari enalteceu que a Cooperativa vive um momento de evolução e está empenhada em levar o desenvolvimento e o crescimento dos seus cooperados nos locais onde possuí agência e, principalmente, prezando, cada vez mais, pela saúde financeira de quem acredita no Sistema Cresol.