Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 22/12/2014

Um Olhar para o Futuro

Formaturas encerram as atividades do Programa Um Olhar para o Futuro
Um Olhar para o Futuro

Compartilhe

Compartilhe

O propósito do Programa UM OLHAR PARA O FUTURO é impulsionar o conhecimento sobre o cooperativismo, cidadania, além de ajudar na formação das crianças, promovendo a sucessão familiar em relação à produção agrícola e o fortalecimento dos laços com o campo, podendo assim, contribuir para que no futuro possam fortalecer ainda mais a Agricultura Familiar.

Neste ano o Programa contou com a participação de aproximadamente 7300 alunos, em 42 Cooperativas e 19 Unidades de Atendimento, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rondônia. O Programa ainda teve a participação de 93 agentes de formação Infantil, em 239 escolas e 336 professores regentes em 357 turmas.

As atividades realizadas pelo Programa Um Olhar para o Futuro contou com aulas temáticas como Educação Financeira, Princípios e Valores do Cooperativismo e Tipos de Cooperativas no Brasil, foi desenvolvido complementando essas atividades o Projeto Cooperação com o Tema “Alimentar o Mundo Cuidar do Planeta”.

Para encerramento das atividades diversos eventos foram realizados: formaturas, gincanas, atividades nas Escolas, passeios. Através deste projeto, as Cooperativas desenvolveram vários trabalhos coletivos com os alunos, reforçando os valores da cooperação com a participação da família, colegas, professores e comunidade.

“Foram várias ações, dentre elas, desenhos, hortas, alimentação saudável, construção de maquete, colagem de figuras, plantio de árvores, desfiles, teatros, troca de sementes, confecção de cartazes, quadros mosaicos, utilizando as diferentes sementes produzidas pela Agricultura Familiar. Todos esses trabalhos foram realizados evidenciando a importância do trabalho em equipe. Somando a isso, todas as Cooperativas Cresol participantes do Programa, em parceria com as Escolas e Secretaria de Educação, levaram os alunos para conhecer suas Sedes através dos Intercâmbios nas Cooperativas, onde os alunos conheceram o trabalho das Cooperativas de Crédito, e também, dos diversos ramos cooperativos presentes nos Municípios”, destacou Rosane Zanco, pedagoga responsável pelo Programa no Instituto Infocos.

Agentes de Formação

No início de dezembro, os Agentes de Formação Infantil confraternizaram em Francisco Beltrão com a participação de representantes das Escolas e Secretarias de Educação dos municípios que ocorreu as atividades do Programa. Neste encontro, teve várias atividades, dentre elas, as palestras: – “Os avanços da Agricultura Familiar – 20 anos de transformação no rural” com o Vice-Presidente da Central Cresol Baser, Luiz Ademar Panzer, e “Cooperativismo na Educação com o Professor Ainor Lotério.

Confira as imagens na Galeria de Fotos. http://www.cresol.com.br/site/comunicacao_galerias.php