Na sexta-feira, 8 de maio, o município de Anitápolis (SC) sediou o I Festival do Chuchu, reunindo produtores rurais, lideranças e comunidade no salão da igreja católica. Com programação diversificada ao longo do dia, o evento contou com concursos, palestra técnica, exposição e almoço de confraternização. A iniciativa foi organizada pela Epagri, em parceria com a Prefeitura de Anitápolis e com o apoio de instituições parceiras, entre elas a Cresol Encostas da Serra Geral, que teve participação no evento, reforçando seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar na região.
Reconhecido como o maior produtor de chuchu em Santa Catarina, Anitápolis também se destaca nacionalmente pela alta produtividade da hortaliça, chegando a cerca de 70 toneladas por hectare. Cultivado por aproximadamente 50 famílias em uma área de 60 hectares, o chuchu representa uma importante fonte de renda para o município, além de incentivar a participação das famílias no campo e a sucessão rural. Durante o evento, a presença da Cresol reforçou a proximidade da cooperativa com os produtores, valorizando iniciativas que promovem o desenvolvimento local e o fortalecimento das comunidades rurais.
Os concursos agrotécnico e gastronômico foram alguns dos destaques da programação, valorizando tanto a qualidade da produção quanto a criatividade na cozinha. A extensionista da Epagri, Andréia Back, destacou que a ideia do festival surgiu dos próprios produtores locais, como forma de valorizar a cultura do chuchu e dar visibilidade a uma atividade ainda pouco reconhecida. O evento também abriu espaço para troca de conhecimentos, com palestras voltadas à otimização da produção, uso sustentável de defensivos e gestão da propriedade.
A gerente da agência da Cresol de Anitápolis, Josiane Krticka Schreiber, destacou a importância do evento para dar visibilidade à cultura do chuchu e reconhecer o trabalho dos produtores rurais. Ela também evidenciou o valor da agricultura familiar e da sucessão entre gerações, reforçando o quanto iniciativas como essa contribuem para manter as famílias no campo e fortalecer a produção local.
Ao participar e apoiar o festival, a Cresol Encostas da Serra Geral reafirma seu papel como parceira do agricultor, incentivando ações que valorizam o trabalho no campo, promovem o desenvolvimento sustentável e fortalecem a economia dos municípios onde atuam.
Sobre a Cresol Encostas da Serra Geral
Com sede em Santa Rosa de Lima (SC), a Cresol Encostas da Serra Geral conta com 12 agências, localizadas nos estados de Santa Catarina e Bahia. A cooperativa oferece soluções financeiras completas para seus cooperados, sempre pautada nos princípios do cooperativismo de crédito e no fortalecimento das comunidades onde atua. Atualmente, reúne mais de 26 mil cooperados, consolidando-se como uma instituição sólida e comprometida com o desenvolvimento regional.







Cartões Cresol