Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 26/03/2026

Cresol Desenvolvimento apoia projeto de saúde mental para agricultores

Projeto de saúde mental “Cultivando Bem-Estar no Meio Rural” ganha espaço internacional na Brazil Conference, nos Estados Unidos
Projeto de saúde mental com apoio da Cresol Desenvolvimento leva voz do campo a Harvard

Compartilhe

Compartilhe

O que começou a partir de uma história de superação e sensibilidade com a realidade do campo já está ganhando o mundo. A idealizadora do programa em saúde mental “Cultivando Bem-Estar no Meio Rural”, Thais Neres Krindges, de 30 anos, já está nos Estados Unidos, onde participa como palestrante da Brazil Conference, evento que acontece entre os dias 27 e 29 de março, na Universidade de Harvard, em Massachusetts. A presença no evento representa um marco importante não apenas para a idealizadora, mas também para todos os trabalhadores rurais que encontraram no projeto um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento emocional.

A iniciativa nasceu de uma vivência pessoal e, com o tempo, transformou-se em um movimento que busca cuidar de quem vive no campo. Com apoio da Cresol Desenvolvimento desde 2025, o projeto já realizou 21 encontros presenciais, impactando diretamente cerca de mil trabalhadores rurais no Alto Uruguai Catarinense. Os encontros promovem rodas de conversa, orientação em saúde mental, incentivo à medicina preventiva e reflexões sobre qualidade de vida, sucessão familiar e desafios enfrentados no dia a dia das propriedades.

Mais do que levar informação, o projeto tem como principal objetivo criar um ambiente seguro para que agricultores e suas famílias possam compartilhar suas experiências, angústias e desafios. Em muitas comunidades rurais, a distância dos centros urbanos e a rotina intensa dificultam o acesso a serviços de saúde mental. Por isso, a proposta busca levar o cuidado até onde as pessoas estão, valorizando a escuta e o fortalecimento dos vínculos comunitários.

A semente do “Cultivando Bem-Estar no Meio Rural” surgiu a partir da própria história de Thais, que enfrentou desafios relacionados à saúde mental antes de transformar sua experiência em propósito. Ao vivenciar esse processo, ela percebeu que o esgotamento emocional é uma realidade silenciosa no meio rural, muitas vezes agravada pelo isolamento geográfico, pelas incertezas climáticas, pela pressão financeira e pela responsabilidade familiar. A partir dessa percepção, decidiu criar uma rede de apoio que pudesse ajudar outras pessoas a enfrentarem situações semelhantes.

Com o passar do tempo, a iniciativa foi ganhando força, mobilizando comunidades e despertando o interesse de instituições comprometidas com o desenvolvimento humano. O apoio da Cresol Desenvolvimento foi fundamental para ampliar o alcance do projeto e fortalecer as ações realizadas nas comunidades. A parceria reforça o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento das pessoas, indo além do acesso ao crédito e contribuindo para a construção de comunidades mais fortes e sustentáveis.

Para Thais, a oportunidade de apresentar o projeto em Harvard representa a validação de uma causa que, por muito tempo, permaneceu invisível. “Levar a voz do agricultor catarinense para um dos maiores centros acadêmicos do mundo é uma honra e uma responsabilidade enorme. Quero mostrar que a saúde mental no campo é fundamental para a sustentabilidade do agronegócio. Sem pessoas saudáveis, não existe sucessão familiar, não existe continuidade das propriedades e nem produção de alimentos”, destaca.

O presidente da Cresol Desenvolvimento, Rudimar Casagrande, também ressalta a importância da iniciativa e o impacto positivo gerado nas comunidades atendidas. Segundo ele, apoiar projetos como esse faz parte da essência do cooperativismo e da missão da instituição. “O apoio ao ‘Cultivando Bem-Estar’ reflete o compromisso da Cresol com o desenvolvimento humano e social das comunidades. Ver uma iniciativa apoiada pela cooperativa chegar a Harvard mostra que, quando colocamos as pessoas no centro, os resultados ultrapassam fronteiras e ganham relevância global”, afirma.

A participação na Brazil Conference também representa uma oportunidade de troca de experiências com lideranças, pesquisadores e empreendedores brasileiros que atuam em diferentes áreas. Para Thais, esse momento será importante não apenas para apresentar o projeto, mas também para aprender e trazer novas ideias que possam fortalecer ainda mais as ações desenvolvidas no meio rural.

Ao levar o tema da saúde mental do campo para um evento internacional, o “Cultivando Bem-Estar no Meio Rural” reforça que cuidar das pessoas é essencial para o futuro da agricultura familiar. A iniciativa evidencia que, por trás de cada propriedade rural, existem histórias, desafios e sonhos que merecem atenção. Com esse reconhecimento internacional, o projeto dá mais um passo importante, mostrando que a força do campo também nasce do cuidado com quem faz a terra produzir todos os dias.

Preencha o formulário para se desinscrever da campanha

Informações disponíveis em breve.