A Cresol Nascente encerrou o período de assembleias de núcleo com ampla participação da comunidade. Entre os dias 10 de março e 1º de abril, foram realizadas oito assembleias, sendo cinco em cidades de Santa Catarina e três em Minas Gerais.
As assembleias representaram o fortalecimento do cooperativismo e a transparência no trabalho realizado pela cooperativa, através da apresentação dos resultados financeiros, balanço, distribuição de resultados, entre outros assuntos. Os cooperados puderam acompanhar de perto, com responsabilidade e transparência, o trabalho realizado em 2025 e as projeções para este ano. As assembleias também abriram espaço para o diálogo, escuta e participação ativa dos associados.
“Receber os cooperados nas agências já é sempre um momento especial, mas reunir todos em assembleia reforça ainda mais os valores do cooperativismo, como união, proximidade e construção coletiva. Os encontros evidenciaram o alto nível de engajamento dos associados e a relação de confiança construída nas comunidades onde a Cresol está presente”, destaca o presidente da Cresol Nascente, Ricardo Huntemann.
Escolha dos delegados
Um dos destaques do período assemblear de 2025 foi a apresentação e escolha dos delegados de núcleo em cada cidade, fortalecendo ainda mais a representatividade e a participação dos cooperados na governança da cooperativa. No dia 10 de abril, a Cresol Nascente realiza a Assembleia Geral Ordinária (AGO) em Alfredo Wagner (SC).
Poder de decisão
O período assemblear, de fevereiro a abril de cada ano, é realizado pelas 57 cooperativas filiadas ao Sistema Cresol. As assembleias de relacionamento, ou pré-assembleias, acontecem presencialmente nas cidades onde há agências Cresol. O objetivo é apresentar os indicadores e as atividades desenvolvidas na comunidade e ouvir apontamentos e sugestões.
Já a Assembleia Geral Ordinária (AGO), prevista na Lei das Cooperativas nº 5.764/71, pode acontecer na modalidade híbrida (presencial e virtual) ou virtual. Na AGO, são tomadas as decisões com base nos votos dos associados participantes. Cada cooperado tem direito a um voto, independentemente da sua movimentação financeira ou do capital investido.





Cartões Cresol