Oito cooperativas de Medianeira (PR) se uniram em uma ação de solidariedade e voluntariado em alusão ao Dia de Cooperar — Dia C , iniciativa do cooperativismo brasileiro que incentiva ações voluntárias e o desenvolvimento das comunidades. O Risoto Solidário reuniu equipes da Cresol, Frimesa, Lar, Lar Credi, Sicoob, Sicredi, Unimed e Uniprime.
Ao todo, foram servidos 600 jantares, e toda a arrecadação obtida com a venda dos ingressos será destinada à Associação Medianeirense de Portadores de Parkinson (AMPP). Além da contribuição financeira, as cooperativas participaram diretamente da organização e preparação do evento, disponibilizando equipes e voluntários.
Representando as oito cooperativas participantes, o presidente da Unimed Oeste do Paraná, Dr. Marco Aurélio Farinazzo, destacou que a iniciativa coloca em prática um dos princípios do cooperativismo: o interesse pela comunidade. “Ao celebrarmos o Dia C, colocamos em prática a maior força do cooperativismo: a união de pessoas em torno do mesmo propósito, guiados pelo sétimo princípio, o interesse pela comunidade”, afirmou.
Segundo Farinazzo, a mobilização demonstra a força da intercooperação e a capacidade de transformar o trabalho voluntário em benefícios para a comunidade. “Quando cada um faz a sua parte e caminhamos na mesma direção, vamos muito mais longe”, complementou.
A entidade beneficiada pela ação desenvolve atividades voltadas ao atendimento e à qualidade de vida de pessoas com Parkinson em Medianeira (PR). Para a diretora financeira da AMPP, Rita Schierholt, a arrecadação será importante para manter e ampliar os serviços oferecidos pela associação. “Os parkinsonianos precisam de tratamento contínuo, como fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia. A associação busca oferecer esses profissionais e também precisa renovar constantemente os equipamentos utilizados no atendimento”, explicou.
Rita destaca ainda que recursos como os arrecadados no Risoto Solidário contribuem diretamente para a manutenção da estrutura da entidade. “O que para nós é tão fácil fazer, como caminhar, se locomover e se alimentar, para parte dos parkinsonianos não é. Essa ação contribui para incrementar a associação e proporcionar mais qualidade de vida”, afirmou.
Cooperar na prática
Mais do que uma ação de arrecadação, o Risoto Solidário reforçou a importância da participação voluntária e da união entre diferentes organizações em torno de uma causa comum, o que faz jus ao slogan do evento: “Atitudes simples movem o mundo”.
O Dia de Cooperar é realizado anualmente pelas cooperativas brasileiras e busca estimular iniciativas que contribuam para o desenvolvimento das comunidades por meio do voluntariado e da cooperação.
Em Medianeira, a mobilização das oito cooperativas demonstra como a intercooperação pode ampliar o alcance de ações sociais e transformar esforços individuais em resultados coletivos.