Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 08/06/2022

A Cresol Meio Oeste homenageia sócios fundadores

Evento solene dedicado aos sócios fundadores da Cresol Meio Oeste, no Centro Administrativo de Tangará.
Sócios fundadores da cooperativa.
Sócios fundadores da cooperativa.

Compartilhe

Compartilhe

São quase 10 mil cooperados da Cresol Meio Oeste que, hoje, colhem os frutos de uma história marcada pela superação de muitos desafios e se beneficiam das inúmeras vantagens de uma cooperativa completa.

A Cresol Meio Oeste é fruto da articulação de um grupo de 20 agricultores que, em 2006, visto a dificuldade de acesso ao crédito nas instituições financeiras tradicionais, decidiram constituir um instrumento econômico e fundaram a cooperativa, à época nomeada Cresol Tangará.

De maneira a homenagear aqueles que deram vida a um projeto que, desde sua construção, realiza os sonhos de milhares de pessoas pelo Brasil afora, a Cresol Meio Oeste realizou o evento no dia 6 de maio de 2022, no Centro Administrativo em Tangará, onde estiveram presentes 16 dos 20 fundadores da cooperativa.

Para Pedro Longo, sócio fundador, a história da Cresol é longa, onde tudo começou com um grupo de agricultores e, entre várias reuniões durante 2 anos, fundou-se a Cresol. “Na época, muitos eram contra e acreditavam que não ia dar certo. Hoje, nem em sonho os sócios fundadores imaginavam que cresceria nesta dimensão. Desejo que a Cresol continue crescendo e mantenha o bom atendimento, que é o nosso principal produto.”, relata Pedro.

“Para nós, agricultores, era um sonho constituir uma cooperativa de crédito e a Cresol cresceu em uma dimensão que nunca imaginaríamos. Nos armamos de muita coragem, agricultores que cuidavam de suas propriedades, para realizar a gestão de um instrumento de crédito. Passamos por dificuldades, como falta de conhecimento, de estrutura e muitas outras. Olhando lá em 2006, onde iniciámos, tenho muito orgulho da instituição que a Cresol se tornou.”, quem o diz é Jurcelei Bertha, sócia fundadora.

Gilmar Rebelatto, sócio fundador e membro do Conselho de Administração, complementa: “A ideia de fundar a cooperativa, deu-se devido às dificuldades dos agricultores, principalmente no acesso a recursos nas instituições financeiras da época. Hoje, temos uma cooperativa estruturada, sólida e que está em pleno desenvolvimento”.

No ato solene, estiveram presentes, além dos sócios fundadores, suas famílias, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

Para Gilson Panceri Junior, presidente da Cresol Meio Oeste e sócio fundador, o encontro dos sócios fundadores, teve como objetivo enaltecer a coragem dos associados, que há 16 anos constituíram uma cooperativa. “Inicialmente uma cooperativa pequena para o município de Tangará e hoje se destaca a nível regional e até nacional, como sinônimo de qualidade em atendimento e proximidade com seu associado, diferencial este que permanece ainda hoje entre colaboradores e seus associados”, finaliza Panceri.

Atualmente, a Cresol Meio Oeste conta com 12 agências de relacionamento, contemplando os municípios catarinenses de Tangará, Pinheiro Preto, Videira, Fraiburgo, Ibiam, Caçador, Joaçaba, Matos Costa, Catanduvas, Treze Tílias, Salto Veloso e Água Doce. E, visando a sustentabilidade e a evolução do cooperativismo, a Cresol expande agora para os estados do Mato Grosso do Sul e Goiás, inaugurando, em junho, a 13ª agência, na cidade de Chapadão do Sul, estado de Mato Grosso do Sul.

É o cooperativismo financeiro levando desenvolvimento aos cooperados, seus empreendimentos e toda a comunidade.