Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 29/06/2022

Cooperativa de crédito da Holanda visita dirigentes da Cresol

Encontro aconteceu em Porto Alegre (RS), onde os diretores da instituição holandesa Oikocredit puderam conhecer mais sobre o Sistema Cresol e o cooperativismo brasileiro
IMG-20220617-WA0036

Compartilhe

Compartilhe

No mês de junho, a Cresol Gerações de Tenente Portela (RS) e a Cresol Centro-Sul RS/MS, com sede em Erechim (RS), receberam a visita de dirigentes da OikoCredit, uma instituição financeira cooperativa da Holanda. O encontro, com caráter de seminário, foi realizado em Porto Alegre/RS e serviu para aproximar e fortalecer a parceria já instituída entre as duas cooperativas.

Durante o encontro e com o apoio do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sérgio Schnneider, foram realizadas contextualizações a respeito da economia brasileira, assim como do cooperativismo no país. Além disso, os diretores da Cresol realizaram uma breve explanação dos indicadores socioeconômicos da Cresol Gerações e da Cresol Centro-Sul RS/MS. A exposição reforçou as ações realizadas pela cooperativa de crédito brasileira, e o fomento das atividades promovidas com os recursos obtidos junto à Oikocredit, que passam da casa dos R$ 15 mi.

Constituída a mais de 50 anos e com atuação espalhada pelos continentes asiático, africano, América Central e América do Sul, a Oikocredit tem por missão captar recursos de sócios aplicadores e investi-los em instituições comprometidas com o desenvolvimento econômico das pessoas e suas comunidades.

Segundo o vice-presidente da Cresol Gerações, Gelson Ferrari, o encontro foi uma importante oportunidade de compartilhar experiências e serviços financeiros, assim como, apresentar os casos de sucesso de associados da Cresol apoiados com recursos da Oikicredit. Por sua vez, o assessor da Cresol Gerações, Cláudio Risson, reforçou o compromisso histórico da Cresol em promover uma economia mais justa através da cooperação.

Seguindo a programação, a CEO da OikoCredit na Holanda, Mirjam t Lam, apresentou os objetivos, valores, missão e indicadores econômicos e sociais da cooperativa holandesa, deixando claro o compromisso com um desenvolvimento que promova a economia, as pessoas e a sustentabilidade. Da mesma forma, o diretor Executivo da Cresol Centro-Sul RS/MS, Mauri Picoli, afirmou que a parceria financeira e social firmada com a instituição internacional, dá ainda mais solidez para a Cresol e seus associados, que “ao longo dos anos, tem fortalecido seu potencial frente as demais instituições”.

Representando a Oikocredit, também participaram da atividade, o gerente de Finanças e Risco, Gwen van Berne, o diretor de Investimento na América Latina, Eduard Walkers, o gerente de Investimento no México, Carlos Rius e o gerente de investimento Brazil, Nicolas Viedma.