Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 21/07/2022

Cresol discute ações de fortalecimento da agricultura familiar com a Fundação Rabobank, Rede APOMS e Governo do MS

Desde 2019, a parceria firmada com a instituição holandesa contempla formação, assistência técnica e acesso ao crédito para atividades produtivas no Mato Grosso do Sul; Ações foram apresentadas a representantes do Governo do Estado
Foto Divulgação 2

Compartilhe

Compartilhe

Entre os dias 13 e 15 de julho, a direção da Cresol Centro-Sul RS/MS, representada pelo vice-presidente, Carlos Cupercini, e pelo diretor executivo, Mauri Picoli, participou de uma série de agendas com representantes da Fundação Rabointegrante à instituição financeira holandesa Rabobank. Desde 2019, a cooperativa financeira mantém uma parceria com a Fundação para o desenvolvimento de um programa de microcrédito produtivo aplicado no Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, além da gerente da Fundação Rabo na América Latina, Lygia De César, participaram das atividades o coordenador da Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Olácio Komori, e a coordenadora da Alimi Impact Venture, Angélica Rotondaro.

O encontro, promovido no estado do Mato Grosso do Sul, contou com agendas nos municípios de Dourados e Glória de Dourados, onde o grupo conheceu as instalações e pode presenciar as atividades desenvolvidas pela APOMS, associação responsável pela execução do programa de microcrédito produtivo. Foram realizadas visitas a parceiros locais e que foram beneficiados pela linha de crédito, assim como para o Centro de Formação e Apoio Tecnológico para Agricultura Familiar (CETAF) e à agência Cresol em Glória de Dourados. No município, as atividades foram acompanhadas pelo prefeito municipal, Aristeu Nantes.

Na capital sul-mato-grossense, Campo Grande, o grupo se reuniu com o Secretário de Estado, Jaime Verruk, responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), que escutou da comitiva um parecer das ações alcançadas com a linha de crédito produtivo e as projeções para sua continuidade.

Além do Secretário de Estado, Jaime Verruk, também acompanharam a agenda, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Celso Martins, o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Fernando Nascimento, o superintendente SEMAGRO, Rogério Bereta, e a diretora de Agricultura Familiar, Karla Nadai.

Conforme o diretor executivo da Cresol Centro-Sul RS/MS, Mauri Picoli, o intercâmbio entre as instituições viabiliza, além da manutenção do programa de microcrédito produtivo, o fortalecimento da Cresol em âmbito internacional e, o princípio de novas parcerias com a Fundação Rabo, que podem vir a apoiar ainda mais pequenos agricultores do Mato Grosso do Sul. Da mesma forma, o vice-presidente da cooperativa, Carlos Cupercini, enfatizou a importância de apresentar as ações ao Governo do Estado do MS, que passa a ter a Cresol como uma parceira para políticas públicas que visem o fortalecimento da agricultura familiar.

Cresol, Fundação Rabo e APOMS

A parceria entre as três instituições iniciou em junho de 2019, com o início da operacionalização do projeto de acesso ao microcrédito para agricultores familiares. Além do acesso ao crédito, o projeto trabalha atividades formativas nas áreas ambiental e de ampliação da produção agroecológica, como forma de ampliar a sustentabilidade econômica das famílias. Ao longo da ação, foram aportados aproximadamente R$ 1 milhão em projetos de custeio, investimento e formação.

Em 2022, as boas práticas da linha de crédito renderam a publicação do livro Soluções Financeiras Criativas para a Agricultura Familiar, que traz um balanço da aplicação do projeto que contou com 50 empréstimos firmados, 107 ações de treinamento, formação e conscientização, três mil árvores plantadas em áreas de reflorestamento e 135 metros cúbicos de rama de mandioca para produtores locais.