Investir em educação e desenvolver seus cooperados, seus empreendimentos e a comunidade. Isso faz parte dos valores e da missão da Cresol. Apenas em 2025, a Cresol Transformação destinou mais de R$450 mil em projetos educacionais e de incentivo ao empreendedorismo, impactando diretamente 35 mil pessoas nos estados de Santa Catarina e Minas Gerais, regiões de atuação da Cresol Transformação.
Projetos que impactam a comunidade
Entre os projetos de maior impacto está o Fundo Social, responsável por beneficiar 18 mil pessoas, por meio de iniciativas comunitárias apoiadas financeiramente pela Cresol, como é o caso do Centro de Educação Infantil da Mônica, localizado na comunidade de Caminho Pinhal, em Dona Emma (SC) que foi contemplado com o projeto da casinha de contação de histórias. Para a gestora do CEI da Mônica, Simone, o projeto tem potencial para impactar as futuras gerações. “A casinha não será importante apenas para os pequenos que atualmente frequentam a instituição, mas também para todas as crianças que ainda passarão por aqui, fortalecendo nosso trabalho e ampliando as possibilidades de aprendizagem.”, ressalta.
O projeto Painel Sensorial do Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho de Presidente Getúlio (SC), também foi contemplado com investimentos do Fundo Social. A ideia do projeto nasceu da necessidade de ter materiais diferentes para a estimulação infantil, como conta a gestora da escola, Roselei. “A implantação desses painéis foi um sucesso, as crianças adoraram. A gente percebeu que eles passam bastante tempo nesses espaços, explorando, aprendendo. A equipe também acolheu muito bem essa iniciativa e isso tem ajudado imensamente a rotina pedagógica”, destaca.
Potencializa Elas e Ativa Idade
Os projetos que ressaltam o protagonismo feminino e o envelhecimento ativo também são destaques este ano. O Potencializa Elas envolveu 165 mulheres, enquanto o Ativa Idade mobilizou 1500 idosos em atividades de socialização, capacitação e qualidade de vida. Ambos os projetos são desenvolvidos por meio do Instituto Cresol.
Formação de crianças e jovens
Crianças e jovens também fazem parte das ações estratégicas com foco na cooperação, empreendedorismo e senso de comunidade desde a infância. No total, quase 2 mil crianças e jovens foram impactados pelos projetos Mesadinha e Sua Turma e Juventude Cooperativista.
Outro marco das ações voluntárias é o Dia de Cooperar (Dia C), que atendeu mais de 2 mil pessoas em atividades de solidariedade e cidadania realizadas em diferentes municípios.
Para o presidente da Cresol Transformação, Cleiton Loch, cada projeto reforça a estratégia da cooperativa de retribuir a confiança dos cooperados e de suas comunidades. “Estes números comprovam que o desenvolvimento comunitário é parte central do nosso propósito: fortalecer as pessoas, ampliar oportunidades e construir um futuro em conjunto”, destaca.
A Cresol Transformação está presente em 14 municípios nos estados de Santa Catarina e Minas Gerais.




Cartões Cresol