Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 07/07/2022

Infocos Agri-agência participa de Assembleia da AgriCord na Finlândia

Evento reuniu representantes de diversos países de cinco continentes
WhatsApp Image 2022-07-07 at 13.27.19

Compartilhe

Compartilhe

O Infocos Agri-Agência participou da Assembleia Geral da AgriCord (rede de agri-agências formada por organizações não governamentais de cooperação), que tem como foco minimizar a pobreza e integrar organizações de agricultores em diversos países de cinco continentes.

A assembleia aconteceu em Helsinque, na Finlândia, e reuniu os representantes das organizações que compõem a AgriCord, como o Infocos AA, única rede na América Latina que compõe a organização. Estiveram presentes na reunião o diretor de comunicação e relacionamento da Cresol Baser, Luiz Panzer, e o supervisor do Cresol Instituto José Vandresen.

De acordo com os representantes, o Infocos AA investe em projetos de inclusão financeira no Equador e Peru já com apoio de parceiros e, recentemente, também está desenvolvendo um projeto tendo uma instituição da união europeia como apoiadora de um estudo sobre a Agricologia como modelo tecnológico de produção e de menor impacto no ambiente produtivo.

Luiz Panzer, diretor da Cresol, destacou a importância dos temas discutidos durante a assembleia e que estão sendo tratados a nível mundial. “Cadeias alimentares, a inclusão sócio produtiva e as realidades de produção com a Guerra entre a Rússia e Ucrânia foram muito comentadas durante o encontro já que elas têm impactado questões de sustentabilidade mundial, gerando muita insegurança com relação a preços. É por isso que se fala na importância do fortalecimento e valorização da economia local”, disse o diretor.

Além da agenda na Finlândia, os representantes da Cresol e Infocos AA visitaram a organização das cooperativas de Portugal – CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a qual também tem a presidência da CPLP – Organização das Cooperativas de Língua Portuguesa.

Sobre a AgriCord

Criada em 2003, a AgriCord é uma rede de “agri-agências” – organizações não governamentais de cooperação – que visa minimizar a pobreza e integrar organizações de agricultores da Bélgica, Canadá, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia e o Brasil. A entidade coopera com organizações de mulheres rurais, jovens, cooperativas e empresas agrícolas. Atualmente, existem 12 agri-agências participantes na AgriCord, sendo que o Cresol Instituto (Infocos AA) é a primeira na América Latina.